Aula sobre Os Reflexos Da Xenofobia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A xenofobia é um fenômeno presente em diversas sociedades e pode ter efeitos devastadores na vida das pessoas que são alvo desse tipo de discriminação. Nesta atividade, vamos discutir os reflexos da xenofobia e como ela afeta a vida de quem sofre com ela. Para isso, os alunos serão responsáveis por criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da atividade, explicando o que é a xenofobia e quais são seus reflexos na vida das pessoas.Etapa 2 - Pesquisa
Em seguida, divida a turma em grupos e entregue a cada grupo um texto sobre um caso de xenofobia. Os alunos devem ler o texto e discutir em grupo o que aconteceu e como isso afetou as pessoas envolvidas.Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu caso para a turma e discutir os reflexos da xenofobia no caso apresentado.Etapa 4 - Criação do modelo
Explique a metodologia do modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Os alunos devem criar o seu próprio modelo, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade.Etapa 5 - Preencher o modelo
Os alunos devem preencher o modelo com as informações discutidas em grupo e apresentar para a turma.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos e reforce a importância de combater a xenofobia na sociedade.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a atividade, deixando claro que a discussão sobre a xenofobia não deve ser restrita apenas à atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
- Estimular o pensamento crítico dos alunos sobre a xenofobia e seus reflexos na vida das pessoas.
- Promover a empatia e o respeito às diferenças culturais e étnicas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Coerência e clareza na apresentação dos casos de xenofobia pelos grupos.
Ações do professor
- Introduzir o tema da atividade de forma clara e objetiva.
- Dividir a turma em grupos e entregar textos sobre casos de xenofobia para cada grupo.
- Explicar a metodologia do modelo de Dinâmica dos 3 Qs e orientar os alunos na sua criação.
Ações do aluno
- Ler e discutir em grupo o texto sobre o caso de xenofobia entregue pelo professor.
- Criar o seu próprio modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Apresentar o caso de xenofobia discutido pelo grupo para a turma e discutir os seus reflexos.