Aula sobre Os Reflexos Da Xenofobia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A xenofobia é um fenômeno presente em diversas sociedades e pode ter efeitos devastadores na vida das pessoas que são alvo desse tipo de discriminação. Nesta atividade, vamos discutir os reflexos da xenofobia e como ela afeta a vida de quem sofre com ela. Para isso, os alunos serão responsáveis por criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da atividade, explicando o que é a xenofobia e quais são seus reflexos na vida das pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Em seguida, divida a turma em grupos e entregue a cada grupo um texto sobre um caso de xenofobia. Os alunos devem ler o texto e discutir em grupo o que aconteceu e como isso afetou as pessoas envolvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu caso para a turma e discutir os reflexos da xenofobia no caso apresentado.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo

    Explique a metodologia do modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Os alunos devem criar o seu próprio modelo, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Preencher o modelo

    Os alunos devem preencher o modelo com as informações discutidas em grupo e apresentar para a turma.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos e reforce a importância de combater a xenofobia na sociedade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade, deixando claro que a discussão sobre a xenofobia não deve ser restrita apenas à atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos sobre a xenofobia e seus reflexos na vida das pessoas.
  • Promover a empatia e o respeito às diferenças culturais e étnicas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Coerência e clareza na apresentação dos casos de xenofobia pelos grupos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da atividade de forma clara e objetiva.
  • Dividir a turma em grupos e entregar textos sobre casos de xenofobia para cada grupo.
  • Explicar a metodologia do modelo de Dinâmica dos 3 Qs e orientar os alunos na sua criação.

Ações do aluno

  • Ler e discutir em grupo o texto sobre o caso de xenofobia entregue pelo professor.
  • Criar o seu próprio modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Apresentar o caso de xenofobia discutido pelo grupo para a turma e discutir os seus reflexos.