Aula sobre Os Rostos Alongados De Modigliani

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, vamos explorar a obra do artista italiano Amedeo Modigliani, que ficou conhecido por seus retratos com rostos alongados e expressivos. Vamos entender o contexto histórico e artístico em que ele produziu suas obras e como elas se destacam no cenário da arte moderna. Além disso, vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criam um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em diferentes critérios. Dessa forma, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de aprimorar sua capacidade de análise crítica de obras de arte.

  1. Etapa 1 - (10 min): Introdução

    Professor, apresente o artista Modigliani e suas obras aos alunos, contextualizando sua produção no cenário artístico da época. Compartilhe exemplos de suas obras e discutidos os principais elementos que caracterizam seu estilo.

  2. Etapa 2 - (20 min): Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e receberão a tarefa de pesquisar sobre a vida e obra de Modigliani. Cada grupo deve buscar informações em diferentes fontes, como livros, sites e vídeos, e preparar uma apresentação para o restante da turma.

  3. Etapa 3 - (30 min): Apresentação em grupo

    Cada grupo apresentará sua pesquisa para a turma, destacando os principais aspectos da vida e obra de Modigliani. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a participar ativamente da discussão.

  4. Etapa 4 - (20 min): Análise de obras

    Os alunos serão divididos em duplas e receberão uma obra de Modigliani para analisar. Eles deverão identificar os principais elementos que caracterizam o estilo do artista e preparar uma apresentação para a turma.

  5. Etapa 5 - (30 min): Apresentação das análises

    Cada dupla apresentará sua análise para a turma, destacando os principais elementos que identificaram na obra de Modigliani. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a participar ativamente da discussão.

  6. Etapa 6 - (20 min): Criação do template de avaliação

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada grupo deverá preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  7. Etapa 7 - (30 min): Avaliação entre pares

    Cada grupo avaliará o desempenho dos outros grupos, preenchendo o template de avaliação. Os alunos serão incentivados a justificar suas notas e a discutir os pontos positivos e negativos de cada apresentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o artista e suas obras aos alunos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das obras de Modigliani.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e apresentações.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre as apresentações e avaliações.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e obra de Modigliani.
  • Analisar as obras do artista e identificar os principais elementos que caracterizam seu estilo.
  • Preparar apresentações em grupo e em duplas.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos e justificar suas notas.