Aula sobre Os Rostos Alongados De Modigliani

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os alunos serão apresentados ao artista italiano Amedeo Modigliani e seu estilo de pintura caracterizado por rostos alongados. Será discutido como o estilo de Modigliani influenciou a arte moderna e como ele pode ser encontrado em diferentes formas de arte, como na decoração de interiores e na moda. A metodologia ativa Design Sprint será aplicada para que os alunos possam pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente a biografia de Modigliani e seu estilo de pintura, mostrando exemplos de suas obras e discutindo como ele influenciou a arte moderna. Os alunos farão anotações sobre o que aprenderam.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos farão um esboço de um rosto alongado, seguindo o estilo de Modigliani. Eles podem usar lápis, canetas ou qualquer outro material que preferirem.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupos, os alunos discutirão e escolherão um tema para aplicar o estilo de Modigliani em uma obra de arte. Eles podem escolher um tema relacionado à sua cidade, cultura ou qualquer outro tema que desejarem.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo criará um protótipo da obra de arte escolhida, utilizando diferentes materiais, como papel, tecido, argila, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentarão suas obras de arte para a turma, explicando o tema escolhido e como aplicaram o estilo de Modigliani. A turma fará perguntas e dará feedback sobre as obras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Qualidade do esboço e da obra de arte criada pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em contextualizar o estilo de Modigliani no tempo e no espaço.
  • Habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar com seus colegas.

Ações do professor

  • Apresentar a biografia de Modigliani e seu estilo de pintura.
  • Orientar os alunos na criação do esboço e da obra de arte.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Dar feedback construtivo sobre as obras de arte criadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Fazer anotações sobre a biografia de Modigliani e seu estilo de pintura.
  • Criar um esboço de um rosto alongado seguindo o estilo de Modigliani.
  • Discutir e escolher um tema para aplicar o estilo de Modigliani em uma obra de arte.
  • Criar um protótipo da obra de arte escolhida.
  • Apresentar a obra de arte para a turma e dar feedback sobre as obras dos colegas.