Aula sobre Os Rostos Alongados De Modigliani
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta aula, os alunos serão apresentados ao artista italiano Amedeo Modigliani e seu estilo de pintura caracterizado por rostos alongados. Será discutido como o estilo de Modigliani influenciou a arte moderna e como ele pode ser encontrado em diferentes formas de arte, como na decoração de interiores e na moda. A metodologia ativa Design Sprint será aplicada para que os alunos possam pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Entender
Apresente a biografia de Modigliani e seu estilo de pintura, mostrando exemplos de suas obras e discutindo como ele influenciou a arte moderna. Os alunos farão anotações sobre o que aprenderam.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos farão um esboço de um rosto alongado, seguindo o estilo de Modigliani. Eles podem usar lápis, canetas ou qualquer outro material que preferirem.Etapa 3 - Decidir
Em grupos, os alunos discutirão e escolherão um tema para aplicar o estilo de Modigliani em uma obra de arte. Eles podem escolher um tema relacionado à sua cidade, cultura ou qualquer outro tema que desejarem.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo criará um protótipo da obra de arte escolhida, utilizando diferentes materiais, como papel, tecido, argila, entre outros.Etapa 5 - Testar
Os grupos apresentarão suas obras de arte para a turma, explicando o tema escolhido e como aplicaram o estilo de Modigliani. A turma fará perguntas e dará feedback sobre as obras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos em todas as etapas da aula.
- Qualidade do esboço e da obra de arte criada pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em contextualizar o estilo de Modigliani no tempo e no espaço.
- Habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar com seus colegas.
Ações do professor
- Apresentar a biografia de Modigliani e seu estilo de pintura.
- Orientar os alunos na criação do esboço e da obra de arte.
- Incentivar a participação e a colaboração dos alunos em todas as etapas da aula.
- Dar feedback construtivo sobre as obras de arte criadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Fazer anotações sobre a biografia de Modigliani e seu estilo de pintura.
- Criar um esboço de um rosto alongado seguindo o estilo de Modigliani.
- Discutir e escolher um tema para aplicar o estilo de Modigliani em uma obra de arte.
- Criar um protótipo da obra de arte escolhida.
- Apresentar a obra de arte para a turma e dar feedback sobre as obras dos colegas.