Aula sobre Os Rostos Alongados De Modigliani

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos do 7º ano do ensino fundamental irão aprender sobre os rostos alongados de Modigliani, um artista italiano que se destacou no início do século XX. Os alunos irão entender como o estilo do artista é caracterizado pela representação de rostos alongados, olhos sem pupila e pescoços longos. Além disso, os alunos irão aprender sobre a metodologia ativa Design Thinking, que irá ajudá-los a desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender como Modigliani pensava e sentia, o que ele escutava, falava e fazia, o que ele via, suas dores e ganhos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o artista Modigliani e sua obra, destacando as características de seus rostos alongados. Os alunos irão observar algumas imagens de suas obras e discutir sobre as características que mais chamam a atenção.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia (20 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre Modigliani, preenchendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender como o artista pensava e se comportava.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre Modigliani (30 minutos)

    Os alunos irão pesquisar sobre a vida e obra de Modigliani, utilizando livros e a internet. O objetivo é entender o contexto histórico e social em que o artista viveu e como isso influenciou sua obra.

  4. Etapa 4 - Criação de desenhos (30 minutos)

    Os alunos irão criar desenhos inspirados nas obras de Modigliani, utilizando as características aprendidas na aula. O objetivo é colocar em prática o que foi aprendido e desenvolver a habilidade de representar rostos alongados.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos desenhos (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar seus desenhos para a turma, explicando como se inspiraram nas obras de Modigliani e quais características utilizaram.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    A turma irá discutir sobre as obras apresentadas e como cada aluno utilizou as características de Modigliani em seus desenhos. O objetivo é desenvolver a habilidade de analisar diferentes estilos visuais e contextualizá-los no tempo e no espaço.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando as habilidades desenvolvidas pelos alunos e reforçando a importância de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização das características de Modigliani em seus desenhos.
  • Habilidade em contextualizar a obra de Modigliani no tempo e no espaço.

Ações do professor

  • Apresentar a vida e obra de Modigliani.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre Modigliani.
  • Pesquisar sobre a vida e obra de Modigliani.
  • Criar desenhos inspirados nas obras de Modigliani.