Aula sobre Os Rostos Alongados De Modigliani
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o artista Modigliani e suas obras aos alunos. Contextualize o período histórico e cultural em que o artista viveu e criou suas obras e explique os objetivos da aula e como a metodologia Rotação por Estações será aplicada.Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)
Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que ecada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Pesquisa (30 minutos)
Os alunos irão trabalhar em grupos e pesquisar sobre a vida e obra de Modigliani. Eles irão utilizar fontes diversas, como livros, internet e vídeos, para coletar informações sobre o artista. Disponibilize um roteiro de pesquisa para orientar os alunos.
Estação 2 - Análise (30 minutos)
Os alunos irão analisar as obras de Modigliani, identificando as características do estilo do artista. Eles irão comparar as obras e identificar semelhanças e diferenças. Disponibilize fornecer um guia de análise para orientar os alunos.
Estação 3 - Criação (30 minutos)
Os alunos irão criar uma obra de arte inspirada no estilo de Modigliani. Eles irão utilizar materiais diversos, como lápis de cor, giz de cera e papel. Compartilhe exemplos de obras de arte de Modigliani para inspirar os alunos.
Etapa 3 - Socialização (20 minutos)
Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma e explicar como elas foram inspiradas no estilo de Modigliani. Medie a discussão, incentivando a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Reflexão (10 minutos)
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia Rotação por estações ajudou no processo de aprendizagem. Medie a discussão, incentivando a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Encerramento (5 minutos)
Encerre a aula, reforçando os objetivos da atividade e incentivando os alunos a continuarem explorando o estilo de Modigliani.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise
- Contextualizar o estilo de Modigliani no tempo e no espaço
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos
- Identificação correta das características do estilo de Modigliani nas obras analisadas
- Criatividade e originalidade na criação da obra de arte
- Apresentação clara e objetiva da obra de arte criada pelos alunos
Ações do professor
- Apresentar o artista e suas obras aos alunos
- Orientar a pesquisa e análise das obras de arte
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema
- Mediar a discussão e socialização das obras de arte criadas pelos alunos
- Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Realizar a pesquisa e análise das obras de arte;
- Criar uma obra de arte inspirada no estilo de Modigliani;
- Apresentar a obra de arte criada para a turma;
- Refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada.