Aula sobre Os Rostos Alongados De Modigliani

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os rostos alongados de Modigliani, um artista italiano que se destacou por suas obras de arte modernas e únicas. Eles irão explorar as características do estilo de Modigliani e como ele se relaciona com o contexto histórico e cultural em que foi criado. Além disso, os alunos também irão desenvolver habilidades de pesquisa e análise, contextualizando o estilo de Modigliani no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão trabalhar em atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o artista Modigliani e suas obras aos alunos. Contextualize o período histórico e cultural em que o artista viveu e criou suas obras e explique os objetivos da aula e como a metodologia Rotação por Estações será aplicada.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que ecada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.

    Estação 1 - Pesquisa (30 minutos)

    Os alunos irão trabalhar em grupos e pesquisar sobre a vida e obra de Modigliani. Eles irão utilizar fontes diversas, como livros, internet e vídeos, para coletar informações sobre o artista. Disponibilize um roteiro de pesquisa para orientar os alunos.

    Estação 2 - Análise (30 minutos)

    Os alunos irão analisar as obras de Modigliani, identificando as características do estilo do artista. Eles irão comparar as obras e identificar semelhanças e diferenças. Disponibilize fornecer um guia de análise para orientar os alunos.

    Estação 3 - Criação (30 minutos)

    Os alunos irão criar uma obra de arte inspirada no estilo de Modigliani. Eles irão utilizar materiais diversos, como lápis de cor, giz de cera e papel. Compartilhe exemplos de obras de arte de Modigliani para inspirar os alunos.


  3. Etapa 3 - Socialização (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma e explicar como elas foram inspiradas no estilo de Modigliani. Medie a discussão, incentivando a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Reflexão (10 minutos)

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia Rotação por estações ajudou no processo de aprendizagem. Medie a discussão, incentivando a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Encerramento (5 minutos)

    Encerre a aula, reforçando os objetivos da atividade e incentivando os alunos a continuarem explorando o estilo de Modigliani.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise
  • Contextualizar o estilo de Modigliani no tempo e no espaço
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos
  • Identificação correta das características do estilo de Modigliani nas obras analisadas
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte
  • Apresentação clara e objetiva da obra de arte criada pelos alunos

Ações do professor

  • Apresentar o artista e suas obras aos alunos
  • Orientar a pesquisa e análise das obras de arte
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema
  • Mediar a discussão e socialização das obras de arte criadas pelos alunos
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar a pesquisa e análise das obras de arte;
  • Criar uma obra de arte inspirada no estilo de Modigliani;
  • Apresentar a obra de arte criada para a turma;
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada.