Aula sobre Os Rostos Alongados De Modigliani

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Amedeo Modigliani foi um artista italiano que viveu em Paris no início do século XX. Ele é conhecido por seus retratos de rostos alongados, que se tornaram sua marca registrada. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a vida e obra de Modigliani, bem como sobre seu estilo artístico único. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão acesso prévio a materiais sobre o artista e sua obra, para que possam chegar à aula com um conhecimento prévio e possam se aprofundar ainda mais no tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e contextualizar a vida e obra de Modigliani. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o artista.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida (20 minutos)

    Os alunos terão acesso a um vídeo sobre a vida e obra de Modigliani, bem como a alguns de seus quadros mais famosos. Eles deverão assistir ao vídeo e fazer anotações sobre o que aprenderam.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (15 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir o que aprenderam no vídeo. Cada grupo deverá escolher um quadro de Modigliani para analisar e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos quadros (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar o quadro escolhido para a turma, explicando o que mais chamou a atenção deles na obra e como ela se relaciona com o estilo de Modigliani.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs (20 minutos)

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena” e “que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão usar o template para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões com a turma.

  6. Etapa 6 - Conclusão (15 minutos)

    Resuma os principais pontos abordados na aula e convidar os alunos a refletirem sobre a importância de conhecer diferentes estilos visuais e contextualizá-los no tempo e no espaço.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
  • Contextualizar a obra de Modigliani no tempo e no espaço.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da apresentação do quadro escolhido pelo grupo.
  • Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre as apresentações dos quadros.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a vida e obra de Modigliani.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo para avaliar a atividade.