Aula sobre Os Socialismos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula sobre "Os Socialismos" tem como objetivo apresentar aos alunos as principais características e desdobramentos dos regimes socialistas ao longo da história. Para isso, é importante contextualizar o surgimento do socialismo e suas diferentes vertentes, como o socialismo utópico, científico e o marxismo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualizar o surgimento do socialismo e suas diferentes vertentes.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Apresente um problema relacionado ao tema da aula, como por exemplo: "Como o socialismo se desenvolveu na Rússia e quais foram suas consequências para o país e para o mundo?"

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar sobre o problema apresentado pelo professor e elaborar uma resposta utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Apresentação das respostas

    Cada grupo deve apresentar sua resposta para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação das respostas, os alunos devem discutir em grupo as diferentes perspectivas apresentadas pelos colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula apresentando as principais conclusões e desdobramentos do tema abordado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade da resposta apresentada pelo grupo utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade de análise crítica e argumentação dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar o surgimento do socialismo e suas diferentes vertentes.
  • Elaborar um problema relacionado ao tema da aula.
  • Conduzir a discussão em grupo e apresentar as principais conclusões.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupo sobre o problema apresentado pelo professor.
  • Elaborar uma resposta utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar a resposta para a turma e discutir em grupo as diferentes perspectivas apresentadas pelos colegas.