Aula sobre Os Socialismos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta aula, vamos estudar sobre os "Socialismos", um tema importante para entendermos a história do século XX. Vamos nos concentrar na Revolução Russa e seus desdobramentos mundiais, analisando seu significado histórico e suas especificidades. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão os protagonistas da aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, para exemplificar as diferentes vertentes do socialismo utilizando exemplos históricos, como a Comuna de Paris, a Revolução Russa e a Revolução Cubana. Em seguida, forme os grupos e definição dos papéis de cada aluno.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão fazer a pesquisa sobre o tema em grupo, logo fazem a discussão e organização das informações.

  3. Etapa 3 - Elaboração do template de avaliação por pares

    Explique aos alunos como devem elaborar um template de avaliação, definindo critérios de avaliação.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Os alunos devem preparar a apresentação do projeto, fazendo ensaios e ajustes se necessário.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos projetos

    Os alunos apresentam os projetos para os outros grupos. Eles também devem realizar avaliação dos projetos apresentados pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação individual

    Cada aluno deve preencher o template de avaliação por pares e participar da discussão em grupo sobre as avaliações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua fazendo uma discussão sobre o tema e os projetos apresentados. Em seguida, dê um Feedback aos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
  • Construção dos argumentos: qualidade dos argumentos apresentados pelo grupo.
  • Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação do projeto.
  • Desempenho geral: avaliação geral do projeto.
  • Participação individual: participação ativa de cada aluno no projeto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar os alunos na escolha dos grupos e na definição dos papéis de cada um.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos projetos e tirar dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação de todos os alunos no projeto.
  • Avaliar os projetos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Escolher os grupos e definir os papéis de cada um.
  • Pesquisar sobre o tema e discutir em grupo.
  • Elaborar o template de avaliação por pares.
  • Preparar a apresentação do projeto.
  • Avaliar os projetos dos outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.