Aula sobre Os Socialismos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Nesta aula, vamos estudar sobre os "Socialismos", um tema importante para entendermos a história do século XX. Vamos nos concentrar na Revolução Russa e seus desdobramentos mundiais, analisando seu significado histórico e suas especificidades. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão os protagonistas da aprendizagem.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula, para exemplificar as diferentes vertentes do socialismo utilizando exemplos históricos, como a Comuna de Paris, a Revolução Russa e a Revolução Cubana. Em seguida, forme os grupos e definição dos papéis de cada aluno.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos deverão fazer a pesquisa sobre o tema em grupo, logo fazem a discussão e organização das informações.Etapa 3 - Elaboração do template de avaliação por pares
Explique aos alunos como devem elaborar um template de avaliação, definindo critérios de avaliação.Etapa 4 - Preparação da apresentação
Os alunos devem preparar a apresentação do projeto, fazendo ensaios e ajustes se necessário.Etapa 5 - Apresentação dos projetos
Os alunos apresentam os projetos para os outros grupos. Eles também devem realizar avaliação dos projetos apresentados pelos outros grupos.Etapa 6 - Avaliação individual
Cada aluno deve preencher o template de avaliação por pares e participar da discussão em grupo sobre as avaliações.Etapa 7 - Conclusão
Conclua fazendo uma discussão sobre o tema e os projetos apresentados. Em seguida, dê um Feedback aos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
- Construção dos argumentos: qualidade dos argumentos apresentados pelo grupo.
- Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação do projeto.
- Desempenho geral: avaliação geral do projeto.
- Participação individual: participação ativa de cada aluno no projeto.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Orientar os alunos na escolha dos grupos e na definição dos papéis de cada um.
- Acompanhar o desenvolvimento dos projetos e tirar dúvidas dos alunos.
- Estimular a participação de todos os alunos no projeto.
- Avaliar os projetos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Escolher os grupos e definir os papéis de cada um.
- Pesquisar sobre o tema e discutir em grupo.
- Elaborar o template de avaliação por pares.
- Preparar a apresentação do projeto.
- Avaliar os projetos dos outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.