Aula sobre Os Socialismos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A aula sobre "Os Socialismos" tem como objetivo apresentar aos alunos a história e as especificidades dos diferentes tipos de socialismo que surgiram no mundo, bem como suas consequências e desdobramentos. O tema pode ser encontrado em diversos contextos, como em discussões políticas, em notícias sobre países que adotam o socialismo como modelo econômico, entre outros.

Para trabalhar o tema, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Os alunos serão divididos em grupos para criar um template de Design Sprint, em que cada etapa será aplicada para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando os diferentes tipos de socialismo que surgiram no mundo, suas características e desdobramentos. Os alunos devem anotar as informações em um caderno ou em uma folha de papel.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa mental com as informações apresentadas pelo professor. O mapa mental deve conter os diferentes tipos de socialismo, suas características e desdobramentos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve escolher um tipo de socialismo para aprofundar. Os alunos devem justificar a escolha e apresentar argumentos para defender o tema escolhido.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos devem criar um esquema para apresentar o tipo de socialismo escolhido. O esquema pode ser um infográfico, uma apresentação de slides, um vídeo ou outra forma que o grupo preferir.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresenta seu esquema para a turma. Os alunos devem avaliar as apresentações dos outros grupos e fazer perguntas para aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de apresentar e defender argumentos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na apresentação do esquema.
  • Capacidade de argumentação e defesa do tema escolhido.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Domínio do conteúdo apresentado.
  • Habilidade em responder perguntas e aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva os diferentes tipos de socialismo.
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental e do esquema.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos em grupo.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre as apresentações dos grupos.
  • Estimular a reflexão sobre a importância do tema para a sociedade atual.

Ações do aluno

  • Anotar as informações apresentadas pelo professor.
  • Criar um mapa mental com as informações apresentadas.
  • Escolher um tipo de socialismo para aprofundar.
  • Criar um esquema para apresentar o tema escolhido.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos e fazer perguntas para aprofundar o conhecimento sobre o tema.