Aula sobre Os Socialismos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A aula sobre "Os Socialismos" tem como objetivo apresentar aos alunos a história e as especificidades dos diferentes tipos de socialismo que surgiram no mundo, bem como suas consequências e desdobramentos. O tema pode ser encontrado em diversos contextos, como em discussões políticas, em notícias sobre países que adotam o socialismo como modelo econômico, entre outros.
Para trabalhar o tema, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Os alunos serão divididos em grupos para criar um template de Design Sprint, em que cada etapa será aplicada para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula apresentando os diferentes tipos de socialismo que surgiram no mundo, suas características e desdobramentos. Os alunos devem anotar as informações em um caderno ou em uma folha de papel.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa mental com as informações apresentadas pelo professor. O mapa mental deve conter os diferentes tipos de socialismo, suas características e desdobramentos.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve escolher um tipo de socialismo para aprofundar. Os alunos devem justificar a escolha e apresentar argumentos para defender o tema escolhido.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos devem criar um esquema para apresentar o tipo de socialismo escolhido. O esquema pode ser um infográfico, uma apresentação de slides, um vídeo ou outra forma que o grupo preferir.Etapa 5 - Testar
Cada grupo apresenta seu esquema para a turma. Os alunos devem avaliar as apresentações dos outros grupos e fazer perguntas para aprofundar o conhecimento sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de apresentar e defender argumentos.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza na apresentação do esquema.
- Capacidade de argumentação e defesa do tema escolhido.
- Participação e colaboração em grupo.
- Domínio do conteúdo apresentado.
- Habilidade em responder perguntas e aprofundar o conhecimento sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara e objetiva os diferentes tipos de socialismo.
- Orientar os alunos na criação do mapa mental e do esquema.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos em grupo.
- Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre as apresentações dos grupos.
- Estimular a reflexão sobre a importância do tema para a sociedade atual.
Ações do aluno
- Anotar as informações apresentadas pelo professor.
- Criar um mapa mental com as informações apresentadas.
- Escolher um tipo de socialismo para aprofundar.
- Criar um esquema para apresentar o tema escolhido.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos e fazer perguntas para aprofundar o conhecimento sobre o tema.