Aula sobre Os Socialismos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos as diferentes correntes ideológicas que surgiram no século XIX e XX, com foco na Revolução Russa e suas consequências. É importante que os alunos compreendam as especificidades de cada corrente e como elas se relacionam com a história mundial.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma pergunta norteadora, como "O que vocês sabem sobre os Socialismos?". Os alunos devem responder individualmente em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente os conceitos básicos de cada corrente socialista, como o Socialismo Utópico, o Socialismo Científico e o Anarquismo. É importante que você utilize exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e escolher uma corrente socialista para pesquisar. Cada grupo deve criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a corrente escolhida e preencher o template de registro de aprendizagem com as informações relevantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando o template de registro de aprendizagem como guia. Os alunos devem fazer anotações sobre as informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão em grupo sobre as diferentes correntes socialistas e suas consequências históricas. Os alunos devem participar ativamente da discussão, apresentando suas opiniões e dúvidas.

  7. Etapa 7 - Check-ou

    Finalize a aula com uma pergunta norteadora, como "O que vocês aprenderam sobre os Socialismos hoje?". Os alunos devem responder individualmente em seus cadernos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos básicos de cada corrente socialista.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as diferentes correntes socialistas e suas consequências históricas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar pesquisas sobre a corrente socialista escolhida.
  • Preencher o template de registro de aprendizagem com as informações relevantes.