Aula sobre Os Socialismos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos as diferentes correntes ideológicas que surgiram no século XIX e XX, com foco na Revolução Russa e suas consequências. É importante que os alunos compreendam as especificidades de cada corrente e como elas se relacionam com a história mundial.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com uma pergunta norteadora, como "O que vocês sabem sobre os Socialismos?". Os alunos devem responder individualmente em seus cadernos.Etapa 2 - Apresentação
Apresente os conceitos básicos de cada corrente socialista, como o Socialismo Utópico, o Socialismo Científico e o Anarquismo. É importante que você utilize exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.Etapa 3 - Trabalho em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos e escolher uma corrente socialista para pesquisar. Cada grupo deve criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre a corrente escolhida e preencher o template de registro de aprendizagem com as informações relevantes.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando o template de registro de aprendizagem como guia. Os alunos devem fazer anotações sobre as informações apresentadas.Etapa 6 - Discussão
Conduza uma discussão em grupo sobre as diferentes correntes socialistas e suas consequências históricas. Os alunos devem participar ativamente da discussão, apresentando suas opiniões e dúvidas.Etapa 7 - Check-ou
Finalize a aula com uma pergunta norteadora, como "O que vocês aprenderam sobre os Socialismos hoje?". Os alunos devem responder individualmente em seus cadernos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos básicos de cada corrente socialista.
- Conduzir a discussão em grupo sobre as diferentes correntes socialistas e suas consequências históricas.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Realizar pesquisas sobre a corrente socialista escolhida.
- Preencher o template de registro de aprendizagem com as informações relevantes.