Aula sobre Os Socialismos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que o socialismo é uma ideologia política e econômica que surgiu no século XIX, em oposição ao capitalismo. Explique que existem diferentes tipos de socialismo, como o socialismo utópico, o socialismo científico e o socialismo real. Fale sobre a Revolução Russa e como ela foi um marco para o socialismo no mundo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Os Socialismos" e explique aos alunos que eles irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Definição das regras do jogo

    Os alunos devem definir as regras do jogo em conjunto, considerando as informações que serão apresentadas nos cards.

  3. Etapa 3 - Criação dos cards de perguntas e ações

    Os alunos devem criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Os alunos devem criar o tabuleiro do jogo, considerando as informações que serão apresentadas nos cards.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Os alunos devem testar o jogo entre si para verificar se as regras e os cards estão claros e coerentes.

  6. Etapa 6 - Apresentação do jogo

    Os alunos devem apresentar o jogo para a turma, explicando as regras e as informações presentes nos cards.

  7. Etapa 7 - Discussão sobre o tema

    Após a apresentação do jogo, promova uma discussão sobre o tema, utilizando as informações presentes nos cards como base.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar um trabalho em público.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e debater sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos na criação, teste e apresentação do jogo.
  • Qualidade das perguntas, regras e ações presentes nos cards do jogo.
  • Coerência e clareza na apresentação do jogo.
  • Participação e colaboração dos alunos na discussão.
  • Coerência e clareza nos argumentos apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a dinâmica da atividade.
  • Orientar os alunos na criação teste do jogo.
  • Avaliar a apresentação do jogo e tirar dúvidas dos alunos.
  • Promover a discussão sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos na discussão.

Ações do aluno

  • Pesquisar e elaborar perguntas e ações para os cards do jogo.
  • Desenhar o tabuleiro e os pinos do jogo.
  • Definir as regras do jogo em conjunto.
  • Testar e apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão sobre o tema.