Aula sobre Os Socialismos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula sobre "Os Socialismos" tem como objetivo apresentar aos alunos as principais características e desdobramentos dos regimes socialistas no mundo, com ênfase na Revolução Russa e suas consequências históricas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão incentivados a criar um mapa conceitual sobre o tema, a fim de desenvolver suas habilidades de análise e síntese.
Etapa 1 - Preparação
Selecione materiais didáticos analógicos, como livros, revistas e jornais, que abordem o tema dos socialismo e a Revolução Russa. Além disso, prepare um roteiro de estudo para os alunos, contendo as principais informações sobre o assunto.Etapa 2 - Estudo em casa
Os alunos deverão estudar o roteiro de estudo em casa, a fim de se familiarizarem com o tema e se prepararem para a próxima etapa.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Na sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma e discutir as principais ideias e conceitos abordados.Etapa 5 - Debate em sala de aula
Promova um debate em sala de aula, a fim de discutir as principais características e desdobramentos dos regimes socialistas no mundo, com ênfase na Revolução Russa e suas consequências históricas.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos, levando em consideração os critérios de avaliação definidos previamente.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os principais conceitos e ideias abordados, e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de análise e síntese dos alunos.
- Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
- Compreensão dos principais conceitos e ideias abordados.
Ações do professor
- Selecionar materiais didáticos analógicos para a atividade.
- Preparar um roteiro de estudo para os alunos.
- Promover o debate em sala de aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
- Concluir a aula, reforçando os principais conceitos e ideias abordados.
Ações do aluno
- Estudar o roteiro de estudo em casa.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma e discutir as principais ideias e conceitos abordados.
- Participar do debate em sala de aula.
- Demonstrar compreensão dos principais conceitos e ideias abordados.