Aula sobre Os Socialismos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "Os Socialismos" tem como objetivo apresentar aos alunos as principais características e desdobramentos dos regimes socialistas no mundo, com ênfase na Revolução Russa e suas consequências históricas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão incentivados a criar um mapa conceitual sobre o tema, a fim de desenvolver suas habilidades de análise e síntese.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais didáticos analógicos, como livros, revistas e jornais, que abordem o tema dos socialismo e a Revolução Russa. Além disso, prepare um roteiro de estudo para os alunos, contendo as principais informações sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos deverão estudar o roteiro de estudo em casa, a fim de se familiarizarem com o tema e se prepararem para a próxima etapa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Na sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma e discutir as principais ideias e conceitos abordados.

  5. Etapa 5 - Debate em sala de aula

    Promova um debate em sala de aula, a fim de discutir as principais características e desdobramentos dos regimes socialistas no mundo, com ênfase na Revolução Russa e suas consequências históricas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos, levando em consideração os critérios de avaliação definidos previamente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais conceitos e ideias abordados, e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise e síntese dos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
  • Compreensão dos principais conceitos e ideias abordados.

Ações do professor

  • Selecionar materiais didáticos analógicos para a atividade.
  • Preparar um roteiro de estudo para os alunos.
  • Promover o debate em sala de aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Concluir a aula, reforçando os principais conceitos e ideias abordados.

Ações do aluno

  • Estudar o roteiro de estudo em casa.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e discutir as principais ideias e conceitos abordados.
  • Participar do debate em sala de aula.
  • Demonstrar compreensão dos principais conceitos e ideias abordados.