Aula sobre Os Varios Tipos De Governo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Os vários tipos de Governo" é de extrema importância para a compreensão da organização política de um país. É fundamental que os alunos entendam as diferenças entre os tipos de governo, como a democracia, a monarquia, a ditadura, entre outros. Para tornar esse momento mais envolvente e didático, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com o objetivo de desenvolver a habilidade de analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas. O jogo será composto por um dado, pinos, cards de perguntas e ações, e um tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o objetivo da atividade e apresentando os tipos de governo que serão abordados no jogo. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as instruções para a criação do jogo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre os diferentes tipos de governo e escolher um país latino-americano para analisar o processo de independência e comparar as formas de governo neles adotadas. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, revistas e sites.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Com base nas informações pesquisadas, os grupos deverão criar o jogo de tabuleiro, incluindo o tabuleiro com 51 casas, o dado, os pinos e os cards de perguntas e ações. Oriente os alunos na criação do jogo e auxilie-os na elaboração das perguntas e ações.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos deverão testar o jogo criado pelos colegas e avaliar a jogabilidade, a clareza das regras e a qualidade das perguntas e ações. Acompanhe os testes e faça observações para aprimorar o jogo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará o jogo criado para a turma, explicando as regras, as perguntas e ações e o objetivo do jogo. Os demais alunos jogarão o jogo e farão observações e sugestões para aprimorar o jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final da apresentação dos jogos, fomente uma discussão em grupo sobre as diferenças entre os tipos de governo e as formas de governo adotadas em diferentes países latino-americanos. Os alunos deverão comparar as informações apresentadas nos jogos e discutir as semelhanças e diferenças entre os países analisados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade, reforçando os conceitos aprendidos e a importância de compreender as diferentes formas de governo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das perguntas e ações do jogo.
  • Clareza das regras do jogo.
  • Jogabilidade do jogo.
  • Participação e colaboração dos alunos na criação do jogo.
  • Compreensão dos conceitos de diferentes tipos de governo e formas de governo adotadas em diferentes países latino-americanos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Auxiliar os alunos na elaboração das perguntas e ações do jogo.
  • Acompanhar os testes do jogo e fazer observações para aprimorar o jogo.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as diferenças entre os tipos de governo e as formas de governo adotadas em diferentes países latino-americanos.
  • Fazer uma conclusão sobre a atividade, reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os diferentes tipos de governo e escolher um país latino-americano para analisar o processo de independência e comparar as formas de governo neles adotadas.
  • Criar o jogo de tabuleiro com o objetivo de desenvolver a habilidade de analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
  • Testar o jogo criado pelos colegas e avaliar a jogabilidade, a clareza das regras e a qualidade das perguntas e ações.
  • Apresentar o jogo criado para a turma, explicando as regras, as perguntas e ações e o objetivo do jogo.
  • Participar da discussão em grupo sobre as diferenças entre os tipos de governo e as formas de governo adotadas em diferentes países latino-americanos.