Aula sobre Os Varios Tipos De Governo
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Os vários tipos de Governo" é de extrema importância para a compreensão do funcionamento das sociedades e dos Estados. Através dele, é possível entender como as decisões são tomadas, quem as toma e como elas afetam a vida das pessoas. Além disso, é possível perceber como diferentes formas de governo podem levar a diferentes resultados e consequências. Para esse momento, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a análise do processo de independência em diferentes países latino-americanos e a comparação das formas de governo neles adotadas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo receberá um texto sobre um tipo de governo (monarquia, democracia, ditadura e república) e deverá fazer uma pesquisa sobre as características, vantagens e desvantagens do tipo de governo em questão.Etapa 3 - Preparação dos argumentos
Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos. A banca julgadora e o grupo de observadores deverão acompanhar a preparação e fazer anotações.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos. Em seguida, haverá um período para réplica e tréplica. A banca julgadora e o grupo de observadores deverão fazer anotações durante todo o debate.Etapa 5 - Deliberação
A banca julgadora irá deliberar e escolher o grupo vencedor. Os critérios de avaliação serão apresentados previamente.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos serão convidados a fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como poderiam aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e persuasão dos alunos.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
- Capacidade de persuasão e argumentação dos grupos defensor e opositor.
- Participação ativa dos alunos durante todo o processo.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
- Capacidade de reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia utilizada.
- Orientar os alunos durante a pesquisa e a preparação dos argumentos.
- Mediar o debate e garantir a participação ativa de todos os grupos.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o tipo de governo atribuído ao grupo.
- Preparar os argumentos de acordo com as características, vantagens e desvantagens do tipo de governo em questão.
- Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e fazendo réplicas e tréplicas.
- Fazer anotações durante todo o processo.
- Refletir sobre o que aprenderam e como poderiam aplicar esse conhecimento em suas vidas.