Aula sobre Os Varios Tipos De Governo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Os vários tipos de Governo" é de extrema importância para a compreensão do funcionamento das sociedades e dos Estados. Através dele, é possível entender como as decisões são tomadas, quem as toma e como elas afetam a vida das pessoas. Além disso, é possível perceber como diferentes formas de governo podem levar a diferentes resultados e consequências. Para esse momento, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a análise do processo de independência em diferentes países latino-americanos e a comparação das formas de governo neles adotadas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um texto sobre um tipo de governo (monarquia, democracia, ditadura e república) e deverá fazer uma pesquisa sobre as características, vantagens e desvantagens do tipo de governo em questão.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos. A banca julgadora e o grupo de observadores deverão acompanhar a preparação e fazer anotações.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos. Em seguida, haverá um período para réplica e tréplica. A banca julgadora e o grupo de observadores deverão fazer anotações durante todo o debate.

  5. Etapa 5 - Deliberação

    A banca julgadora irá deliberar e escolher o grupo vencedor. Os critérios de avaliação serão apresentados previamente.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos serão convidados a fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como poderiam aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e persuasão dos alunos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de persuasão e argumentação dos grupos defensor e opositor.
  • Participação ativa dos alunos durante todo o processo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e garantir a participação ativa de todos os grupos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tipo de governo atribuído ao grupo.
  • Preparar os argumentos de acordo com as características, vantagens e desvantagens do tipo de governo em questão.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e fazendo réplicas e tréplicas.
  • Fazer anotações durante todo o processo.
  • Refletir sobre o que aprenderam e como poderiam aplicar esse conhecimento em suas vidas.