Aula sobre Os Varios Tipos De Governo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie explicando o tema e seus objetivos. Em seguida, faça uma breve revisão sobre os diferentes tipos de governo e suas características.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - DemocraciaNesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a democracia e suas características. Eles deverão responder a perguntas como: O que é democracia? Como funciona a democracia em diferentes países? Quais são as vantagens e desvantagens da democracia? Os alunos poderão utilizar livros, revistas e a internet para realizar a pesquisa.
Estação 2 - Monarquia
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a monarquia e suas características. Eles deverão responder a perguntas como: O que é monarquia? Como funciona a monarquia em diferentes países? Quais são as vantagens e desvantagens da monarquia? Os alunos poderão utilizar livros, revistas e a internet para realizar a pesquisa.
Estação 3 - Ditadura
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a ditadura e suas características. Eles deverão responder a perguntas como: O que é ditadura? Como funciona a ditadura em diferentes países? Quais são as vantagens e desvantagens da ditadura? Os alunos poderão utilizar livros, revistas e a internet para realizar a pesquisa.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Após a realização das atividades em cada estação, os alunos se reunirão em grupos para discutir as informações coletadas e comparar as diferentes formas de governo. Oriente a discussão e estimule a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Conclusão
Faça uma síntese das informações discutidas em grupo e reforce a importância de compreender os diferentes tipos de governo e suas características.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e comparação de diferentes formas de governo.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das informações coletadas e apresentadas pelos alunos.
- Capacidade de análise e comparação das diferentes formas de governo.
Ações do professor
- Orientar as atividades em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Promover a discussão em grupo e a troca de informações.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa em cada estação.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Comparar as diferentes formas de governo e suas características.