Aula sobre Os Varios Tipos De Governo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Os vários tipos de Governo" é de extrema importância para a compreensão do funcionamento das sociedades e dos Estados. É fundamental que os alunos compreendam as diferenças entre os diversos tipos de governo, como a democracia, a monarquia, a ditadura, entre outros. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie com uma breve explicação sobre o tema e sua importância. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre os diferentes tipos de governo e farão anotações sobre as informações mais relevantes.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos terão acesso a um material de apoio (texto, vídeo, áudio) sobre um dos tipos de governo estudados. Eles deverão ler, assistir ou ouvir o material e, em seguida, criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos para discutir as informações que coletaram e as ideias que tiveram ao criar o template de Dinâmica dos 3 Qs. Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de diferentes tipos de governo em países latino-americanos, como a democracia no Brasil, a monarquia na Espanha e a ditadura na Venezuela. Os alunos farão anotações sobre as informações mais relevantes.Etapa 5 - Debate
Os alunos participarão de um debate sobre os diferentes tipos de governo e suas vantagens e desvantagens. Faça a mediação da discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e incentive os alunos a refletirem sobre a importância de conhecer os diferentes tipos de governo.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de governo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo e no debate.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Capacidade de analisar e comparar as formas de governo em diferentes países latino-americanos.
Ações do professor
- Mediar as discussões em grupo e o debate.
- Apresentar exemplos práticos de diferentes tipos de governo em países latino-americanos.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de governo.
Ações do aluno
- Ler, assistir ou ouvir o material de apoio sobre um dos tipos de governo estudados.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar ativamente das discussões em grupo e do debate.