Outras formas de participação política na Grécia Antiga

Você já sabe um pouco sobre a questão da democracia e política na Grécia antiga. Será que todos que viviam por lá eram considerados cidadãos? Bora descobrir? 🤓 É sobre isso essa aula de História!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Por que os casos de Pasion e de Aspásia de Mileto são importantes?

    A) São casos de pessoas excluídas da vida política que conseguiram o reconhecimento de estrangeiros como cidadãos da Grécia.

    B) São casos de pessoas que sempre atuaram na política da Grécia Antiga.

    C) São casos de pessoas que conseguiram atuar politicamente, mesmo sendo de um grupo que não estava inserido na vida política, como escravos, mulheres e estrangeiros.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Neste momento, vamos explorar outras formas de participação política na Grécia Antiga. Vamos entender como a cidadania era vista na época e como as dinâmicas de inclusão e exclusão aconteciam. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema. Para contextualizar, podemos apresentar exemplos de como a cidadania é vista atualmente e como ela era vista na Grécia Antiga. Podemos também mostrar como a participação política é importante para a sociedade e como ela pode ser exercida de diferentes formas.
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  4. 4. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Neste momento, vamos explorar outras formas de participação política na Grécia Antiga. Vamos entender como a cidadania era vista na época e como as dinâmicas de inclusão e exclusão aconteciam. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e avaliação crítica.
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  5. 5. Design Thinking:

    Os alunos irão aprender sobre outras formas de participação política na Grécia Antiga, associando o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as perspectivas dos cidadãos gregos da época. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a democracia ateniense e a exclusão das mulheres e dos escravos. O objetivo é que os alunos compreendam a importância da participação política e da inclusão na sociedade.
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  6. 6. Ensino Híbrido:

    Neste momento, os alunos irão aprender sobre outras formas de participação política na Grécia Antiga, além da democracia ateniense. Serão apresentados exemplos de como a cidadania era entendida na Grécia Antiga e como isso se relacionava com a inclusão e exclusão de grupos sociais. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia permitirá que os alunos tenham mais autonomia e participação ativa na construção do conhecimento.
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  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Vamos explorar outras formas de participação política na Grécia Antiga, além da democracia ateniense. Vamos entender como a cidadania era vista na Grécia e como as dinâmicas de inclusão e exclusão afetavam a participação política. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para discutir o tema e seus subtópicos. É importante que os alunos compreendam que a cidadania não é apenas um direito, mas também uma responsabilidade.
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  8. 8. Rotação por estações:

    Neste momento, os alunos irão aprender sobre outras formas de participação política na Grécia Antiga, além da democracia ateniense. Serão apresentados exemplos de como a cidadania era entendida e exercida em outras cidades-estado gregas, como Esparta e Tebas. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos que irão vivenciar as experiências de todas as estações. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
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