Aula sobre Outras Formas De Participacao Politica Na Grecia Antiga

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Neste momento, vamos explorar outras formas de participação política na Grécia Antiga. Vamos entender como a cidadania era vista na época e como as dinâmicas de inclusão e exclusão aconteciam. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e avaliação crítica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão que pesquisar sobre as formas de participação política na Grécia Antiga e como a cidadania era vista na época. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Os grupos terão que criar o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e explicar os critérios de avaliação escolhidos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os alunos irão debater sobre as formas de participação política na Grécia Antiga e como a cidadania era vista na época, utilizando os templates criados como base para a avaliação.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar os grupos de acordo com os critérios estabelecidos nos templates.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  • Estimular a pesquisa e o debate sobre o tema.
  • Desenvolver habilidades de avaliação crítica.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia utilizada na aula.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa.
  • Estimular o debate e a avaliação crítica.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as formas de participação política na Grécia Antiga e como a cidadania era vista na época.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar o template e debater sobre o tema.
  • Avaliar os grupos de acordo com os critérios estabelecidos.