Aula sobre Outras Formas De Participacao Politica Na Grecia Antiga
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Neste momento, vamos explorar outras formas de participação política na Grécia Antiga. Vamos entender como a cidadania era vista na época e como as dinâmicas de inclusão e exclusão aconteciam. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e avaliação crítica.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão que pesquisar sobre as formas de participação política na Grécia Antiga e como a cidadania era vista na época. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.Etapa 3 - Criação do template
Os grupos terão que criar o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e explicar os critérios de avaliação escolhidos.Etapa 5 - Debate
Os alunos irão debater sobre as formas de participação política na Grécia Antiga e como a cidadania era vista na época, utilizando os templates criados como base para a avaliação.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos irão avaliar os grupos de acordo com os critérios estabelecidos nos templates.Etapa 7 - Conclusão
Conclua reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
- Estimular a pesquisa e o debate sobre o tema.
- Desenvolver habilidades de avaliação crítica.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia utilizada na aula.
- Disponibilizar materiais de pesquisa.
- Estimular o debate e a avaliação crítica.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as formas de participação política na Grécia Antiga e como a cidadania era vista na época.
- Criar o template de avaliação por pares.
- Apresentar o template e debater sobre o tema.
- Avaliar os grupos de acordo com os critérios estabelecidos.