Aula sobre Outras Formas De Participacao Politica Na Grecia Antiga
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Os alunos irão aprender sobre outras formas de participação política na Grécia Antiga, associando o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as perspectivas dos cidadãos gregos da época. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a democracia ateniense e a exclusão das mulheres e dos escravos. O objetivo é que os alunos compreendam a importância da participação política e da inclusão na sociedade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia Design Thinking. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Mapa de empatia
Cada grupo irá criar um mapa de empatia sobre um cidadão grego da época, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Forneça materiais como papel, canetas e lápis de cor.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e discutir as perspectivas dos cidadãos gregos da época. Faça a mediação da discussão e faça perguntas para estimular o debate.Etapa 4 - Apresentação dos exemplos
Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a democracia ateniense e a exclusão das mulheres e dos escravos. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários.Etapa 5 - Criação do mapa de inclusão
Cada grupo irá criar um mapa de inclusão, identificando as formas de participação política que eram permitidas e as que eram excluídas na Grécia Antiga. Forneça materiais como papel, canetas e lápis de cor.Etapa 6 - Apresentação dos mapas de inclusão
Cada grupo irá apresentar seu mapa de inclusão e discutir as formas de participação política na Grécia Antiga. Faça a mediação da discussão e faça perguntas para estimular o debate.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese e reforce a importância da participação política e da inclusão na sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos mapas de empatia e inclusão.
- Promover o debate e a reflexão sobre a importância da participação política e da inclusão na sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade dos mapas de empatia e inclusão criados pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
- Envolvimento dos alunos no debate e na reflexão sobre o tema.
- Respeito às opiniões e perspectivas dos colegas.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Design Thinking e as atividades propostas.
- Mediar o debate e a reflexão sobre o tema.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar mapas de empatia e inclusão com qualidade e criatividade.
- Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
- Participar do debate e da reflexão sobre o tema.
- Respeitar as opiniões e perspectivas dos colegas.