Aula sobre Outras Formas De Participacao Politica Na Grecia Antiga
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Vamos explorar outras formas de participação política na Grécia Antiga, além da democracia ateniense. Vamos entender como a cidadania era vista na Grécia e como as dinâmicas de inclusão e exclusão afetavam a participação política. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para discutir o tema e seus subtópicos. É importante que os alunos compreendam que a cidadania não é apenas um direito, mas também uma responsabilidade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da participação política na Grécia Antiga. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo receberá um papel específico na atividade.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor terão que pesquisar e preparar seus argumentos. Eles podem utilizar livros, artigos e outras fontes confiáveis para embasar suas posições.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão que apresentar seus argumentos. Em seguida, haverá um período para perguntas e respostas entre os grupos. A banca julgadora irá avaliar a qualidade dos argumentos e a capacidade dos grupos em defender suas posições.Etapa 5 - Conclusão
Conduza uma discussão sobre as principais ideias apresentadas no debate. Os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância da participação política na Grécia Antiga e como isso se relaciona com a cidadania nos dias de hoje.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a qualidade dos argumentos apresentados, a capacidade de trabalhar em grupo e a participação na atividade.Etapa 7 - Encerramento
Faça o encerramento reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Argumentar e defender suas posições.
Critérios de avaliação
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Capacidade de trabalhar em grupo.
- Participação na atividade.
- Uso de fontes confiáveis na pesquisa.
- Capacidade de reflexão sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da participação política na Grécia Antiga.
- Dividir os alunos em grupos e explicar as funções de cada um.
- Conduzir o debate e avaliar a qualidade dos argumentos apresentados.
- Estimular a reflexão e a pesquisa sobre o tema.
- Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Pesquisar e preparar argumentos consistentes.
- Trabalhar em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
- Participar do debate e fazer perguntas relevantes.
- Refletir sobre a importância da participação política na Grécia Antiga e como isso se relaciona com a cidadania nos dias de hoje.