Aula sobre Outras Formas De Participacao Politica Na Grecia Antiga

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Vamos explorar outras formas de participação política na Grécia Antiga, além da democracia ateniense. Vamos entender como a cidadania era vista na Grécia e como as dinâmicas de inclusão e exclusão afetavam a participação política. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para discutir o tema e seus subtópicos. É importante que os alunos compreendam que a cidadania não é apenas um direito, mas também uma responsabilidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da participação política na Grécia Antiga. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo receberá um papel específico na atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor terão que pesquisar e preparar seus argumentos. Eles podem utilizar livros, artigos e outras fontes confiáveis para embasar suas posições.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão que apresentar seus argumentos. Em seguida, haverá um período para perguntas e respostas entre os grupos. A banca julgadora irá avaliar a qualidade dos argumentos e a capacidade dos grupos em defender suas posições.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma discussão sobre as principais ideias apresentadas no debate. Os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância da participação política na Grécia Antiga e como isso se relaciona com a cidadania nos dias de hoje.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados de acordo com a qualidade dos argumentos apresentados, a capacidade de trabalhar em grupo e a participação na atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça o encerramento reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Argumentar e defender suas posições.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de trabalhar em grupo.
  • Participação na atividade.
  • Uso de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Capacidade de reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da participação política na Grécia Antiga.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as funções de cada um.
  • Conduzir o debate e avaliar a qualidade dos argumentos apresentados.
  • Estimular a reflexão e a pesquisa sobre o tema.
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Pesquisar e preparar argumentos consistentes.
  • Trabalhar em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Participar do debate e fazer perguntas relevantes.
  • Refletir sobre a importância da participação política na Grécia Antiga e como isso se relaciona com a cidadania nos dias de hoje.