Aula sobre Outras Formas De Participacao Politica Na Grecia Antiga
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância de conhecer outras formas de participação política na Grécia Antiga. Será feita uma breve revisão sobre a democracia ateniense e como ela funcionava.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - EspartaOs alunos irão para a primeira estação, onde irão assistir a um vídeo sobre a cidade-estado de Esparta e como a cidadania era entendida e exercida nessa cidade. Em seguida, irão responder a um questionário sobre o vídeo e discutir em grupo as diferenças entre a cidadania em Esparta e em Atenas.
Estação 2 - Tebas
Os alunos irão para a segunda estação, onde irão ler um texto sobre a cidade-estado de Tebas e como a cidadania era entendida e exercida nessa cidade. Em seguida, irão responder a um questionário sobre o texto e discutir em grupo as diferenças entre a cidadania em Tebas e em Atenas.
Estação 3 - Roma
Os alunos irão para a terceira estação, onde irão assistir a um vídeo sobre a República Romana e como a cidadania era entendida e exercida nessa época. Em seguida, irão responder a um questionário sobre o vídeo e discutir em grupo as diferenças entre a cidadania em Roma e em Atenas.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas nas estações. Será feita uma discussão em grupo sobre as diferenças entre as formas de cidadania apresentadas e como elas influenciavam a inclusão e exclusão na sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer outras formas de participação política na Grécia Antiga, além da democracia ateniense.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão das diferenças entre as formas de cidadania apresentadas.
- Capacidade de associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância de conhecer outras formas de participação política na Grécia Antiga.
- Organizar as estações e orientar os alunos sobre as atividades a serem realizadas em cada uma delas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Assistir aos vídeos e ler o texto com atenção.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Responder aos questionários com cuidado e atenção.