Aula sobre Outras Formas De Participacao Politica Na Grecia Antiga

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Neste momento, os alunos irão aprender sobre outras formas de participação política na Grécia Antiga, além da democracia ateniense. Serão apresentados exemplos de como a cidadania era entendida e exercida em outras cidades-estado gregas, como Esparta e Tebas. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos que irão vivenciar as experiências de todas as estações. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância de conhecer outras formas de participação política na Grécia Antiga. Será feita uma breve revisão sobre a democracia ateniense e como ela funcionava.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Esparta

    Os alunos irão para a primeira estação, onde irão assistir a um vídeo sobre a cidade-estado de Esparta e como a cidadania era entendida e exercida nessa cidade. Em seguida, irão responder a um questionário sobre o vídeo e discutir em grupo as diferenças entre a cidadania em Esparta e em Atenas.

    Estação 2 - Tebas

    Os alunos irão para a segunda estação, onde irão ler um texto sobre a cidade-estado de Tebas e como a cidadania era entendida e exercida nessa cidade. Em seguida, irão responder a um questionário sobre o texto e discutir em grupo as diferenças entre a cidadania em Tebas e em Atenas.

    Estação 3 - Roma

    Os alunos irão para a terceira estação, onde irão assistir a um vídeo sobre a República Romana e como a cidadania era entendida e exercida nessa época. Em seguida, irão responder a um questionário sobre o vídeo e discutir em grupo as diferenças entre a cidadania em Roma e em Atenas.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas nas estações. Será feita uma discussão em grupo sobre as diferenças entre as formas de cidadania apresentadas e como elas influenciavam a inclusão e exclusão na sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer outras formas de participação política na Grécia Antiga, além da democracia ateniense.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão das diferenças entre as formas de cidadania apresentadas.
  • Capacidade de associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância de conhecer outras formas de participação política na Grécia Antiga.
  • Organizar as estações e orientar os alunos sobre as atividades a serem realizadas em cada uma delas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir aos vídeos e ler o texto com atenção.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Responder aos questionários com cuidado e atenção.