Aula sobre Outras Formas De Participacao Politica Na Grecia Antiga
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Neste momento, vamos explorar outras formas de participação política na Grécia Antiga. Vamos entender como a cidadania era vista na época e como as dinâmicas de inclusão e exclusão aconteciam. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema. Para contextualizar, podemos apresentar exemplos de como a cidadania é vista atualmente e como ela era vista na Grécia Antiga. Podemos também mostrar como a participação política é importante para a sociedade e como ela pode ser exercida de diferentes formas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da participação política na sociedade. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas opiniões e experiências sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos receberão um material de apoio com informações sobre a Grécia Antiga e a cidadania na época. Eles deverão ler e fazer anotações para criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir e compartilhar seus mapas conceituais. Eles deverão apresentar suas ideias e debater sobre as diferentes formas de participação política na Grécia Antiga.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como a cidadania era vista na Grécia Antiga e como as dinâmicas de inclusão e exclusão aconteciam. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre os exemplos apresentados.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese e reforce a importância da participação política na sociedade. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e a compartilhar suas opiniões sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Criar mapas conceituais para organizar e estruturar informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
- Coerência e clareza das ideias apresentadas no mapa conceitual.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão dos exemplos práticos apresentados pelo professor.
- Reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da participação política na sociedade.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
- Fazer uma síntese e reforçar a importância da participação política na sociedade.
Ações do aluno
- Ler e fazer anotações para criar o mapa conceitual.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Fazer perguntas e compartilhar opiniões sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor.
- Refletir sobre o que aprenderam e compartilhar suas opiniões sobre o tema.
- Apresentar suas ideias e debater sobre as diferentes formas de participação política na Grécia Antiga.