Aula sobre Overview Past Tenses Visao Geral Tempos Verbais Passado

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, que será conduzida através da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos do 9º ano do ensino fundamental irão aprender sobre "Overview: 4 Past Tenses (Visão Geral: 4 Tempos Verbais do Passado)". Os alunos serão incentivados a criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho uns dos outros, com base em critérios estabelecidos. Essa prática ajudará os alunos a desenvolver habilidades de persuasão e comunicação. Os alunos serão incentivados a contextualizar o tema discutido, aplicando-o em situações cotidianas, demonstrando como esses quatro tempos verbais são utilizados.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie com uma breve explicação sobre a importância de aprender os quatro tempos verbais do passado em Inglês. Os alunos serão apresentados ao template de avaliação por pares que eles irão usar nesta atividade. Eles deverão ser informados sobre os critérios de avaliação e a escala de notas de 1 a 5.

  2. Etapa 2 - Trabalho em Grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas. Os grupos deverão trabalhar juntos para criar um template de avaliação por pares que inclua os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos pesquisarão os quatro tempos verbais do passado: simple past, past continuous, past perfect, e past perfect continuous. Eles deverão encontrar exemplos de cada um desses tempos em diferentes contextos, tais como textos, conversas, músicas ou filmes.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar a pesquisa sobre um dos tempos verbais. Eles deverão explicar o tempo verbal, apresentar exemplos da pesquisa e demonstrar a aplicação desse tempo verbal em situações cotidianas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Cada grupo, utilizando o template criado na etapa 2, avaliará a apresentação de outro grupo, atribuindo notas de 1 a 5 em cada critério.

  6. Etapa 6 - Discussão e Feedback

    Os grupos que fizeram a apresentação serão convidados a dar feedback sobre as avaliações que receberam dos seus colegas e como poderiam melhorar futuramente. Conduza uma discussão final sobre a importância da habilidade de persuasão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades interpessoais, trabalhando em grupo e criando um ambiente propício para debates e críticas construtivas.
  • Ajudar os alunos a entender os quatro tempos verbais do passado e sua aplicação em diferentes contextos.
  • Melhorar a habilidade dos alunos em persuadir e se comunicar efetivamente.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Uso correto dos quatro tempos verbais do passado.
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Introduzir o tema e orientar a metodologia
  • Facilitar o trabalho em grupo e a discussão em sala de aula
  • Proporcionar feedback construtivo para melhorar a habilidade dos alunos em persuasão e comunicação.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e pesquisar material para apresentação
  • Criar um template de avaliação por pares com critérios específicos
  • Fazer uma apresentação e avaliar as apresentações dos colegas
  • Dar e receber feedback construtivo para melhorar a habilidade de persuasão e comunicação.