Aula sobre Overview Past Tenses Visao Geral Tempos Verbais Passado

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre quatro tempos verbais do passado em inglês: Simple Past, Past Continuous, Past Perfect e Past Perfect Continuous. Esses tempos verbais são fundamentais para se comunicar sobre eventos passados e saber a ordem cronológica em que eles aconteceram. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Para contextualizar o tema, é possível citar exemplos utilizando os tempos verbais no passado, como relatar um passeio, um evento importante, experiências de viagens, etc.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Peça para os alunos contarem uma história interessante que aconteceu com eles no passado usando o Simple Past e Past Continuous. Em seguida, explique os outros dois tempos verbais que serão abordados: Past Perfect e Past Perfect Continuous. Forneça exemplos e resuma as regras gramaticais e quando usá-las.

  2. Etapa 2 - Divisão de Grupos

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um tema para fazer um diário de bordo. Por exemplo, um grupo pode escrever sobre uma viagem, outro sobre um passeio, etc.

  3. Etapa 3 - Diário de Bordo

    Explique para os alunos que o diário de bordo deve ter três campos: Problema, Geração de Alternativas e Solução. A ideia é que o grupo conte uma história em inglês utilizando todos os quatro tempos verbais do passado.

  4. Etapa 4 - Criação

    Deixe que os alunos trabalhem em seus grupos. Os grupos devem escrever as histórias e ilustrar o diário de bordo. Incentive-os a usar a criatividade e a imaginação. Circule pela sala auxiliando-os, tirando dúvidas e incentivando a comunicação na língua inglesa.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus diários de bordo para a turma, utilizando todo o conhecimento gramatical aprendido para contar a história, com problema, geração de alternativas e solução. Incentive os alunos a darem feedbacks construtivos uns aos outros.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre fazendo uma reflexão com a turma sobre o que foi aprendido e como eles se sentiram ao criar um diário de bordo em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a comunicação em inglês na turma
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de usar os quatro tempos verbais do passado em inglês
  • Incentivar a criatividade e imaginação dos alunos ao criarem o diário de bordo em inglês

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos quatro tempos verbais do passado em inglês
  • Coerência da história contada no diário de bordo
  • Criatividade e qualidade das ilustrações

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos a compreender as regras gramaticais dos tempos verbais do passado em inglês
  • Incentivar a prática de comunicação em inglês na turma
  • Dar feedbacks construtivos aos grupos durante a criação do diário de bordo

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar uma história em inglês
  • Escrever e ilustrar o diário de bordo
  • Apresentar o diário de bordo para a turma