Aula sobre Overview Past Tenses Visao Geral Tempos Verbais Passado
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre quatro tempos verbais do passado em inglês: Simple Past, Past Continuous, Past Perfect e Past Perfect Continuous. Esses tempos verbais são fundamentais para se comunicar sobre eventos passados e saber a ordem cronológica em que eles aconteceram. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Para contextualizar o tema, é possível citar exemplos utilizando os tempos verbais no passado, como relatar um passeio, um evento importante, experiências de viagens, etc.
Etapa 1 - Introdução
Peça para os alunos contarem uma história interessante que aconteceu com eles no passado usando o Simple Past e Past Continuous. Em seguida, explique os outros dois tempos verbais que serão abordados: Past Perfect e Past Perfect Continuous. Forneça exemplos e resuma as regras gramaticais e quando usá-las.Etapa 2 - Divisão de Grupos
Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um tema para fazer um diário de bordo. Por exemplo, um grupo pode escrever sobre uma viagem, outro sobre um passeio, etc.Etapa 3 - Diário de Bordo
Explique para os alunos que o diário de bordo deve ter três campos: Problema, Geração de Alternativas e Solução. A ideia é que o grupo conte uma história em inglês utilizando todos os quatro tempos verbais do passado.Etapa 4 - Criação
Deixe que os alunos trabalhem em seus grupos. Os grupos devem escrever as histórias e ilustrar o diário de bordo. Incentive-os a usar a criatividade e a imaginação. Circule pela sala auxiliando-os, tirando dúvidas e incentivando a comunicação na língua inglesa.Etapa 5 - Apresentação
Os grupos devem apresentar seus diários de bordo para a turma, utilizando todo o conhecimento gramatical aprendido para contar a história, com problema, geração de alternativas e solução. Incentive os alunos a darem feedbacks construtivos uns aos outros.Etapa 6 - Encerramento
Encerre fazendo uma reflexão com a turma sobre o que foi aprendido e como eles se sentiram ao criar um diário de bordo em inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a comunicação em inglês na turma
- Desenvolver a capacidade dos alunos de usar os quatro tempos verbais do passado em inglês
- Incentivar a criatividade e imaginação dos alunos ao criarem o diário de bordo em inglês
Critérios de avaliação
- Uso correto dos quatro tempos verbais do passado em inglês
- Coerência da história contada no diário de bordo
- Criatividade e qualidade das ilustrações
Ações do professor
- Auxiliar os alunos a compreender as regras gramaticais dos tempos verbais do passado em inglês
- Incentivar a prática de comunicação em inglês na turma
- Dar feedbacks construtivos aos grupos durante a criação do diário de bordo
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar uma história em inglês
- Escrever e ilustrar o diário de bordo
- Apresentar o diário de bordo para a turma