Aula sobre Overview Past Tenses Visao Geral Tempos Verbais Passado

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os quatro tempos verbais do passado: simple past, past continuous, past perfect e past perfect continuous são essenciais para o domínio do inglês. Nesta atividade, os alunos farão um mapa de empatia para entender a forma de utilizar esses quatro tempos verbais do passado em diferentes situações. O objetivo é que os alunos sejam capazes de identificar e utilizar esses tempos verbais de forma adequada, a fim de produzir textos persuasivos e eficazes. Por exemplo, em uma entrevista de emprego, os verbos no passado podem ser utilizados para contar sobre experiências profissionais anteriores, enquanto em uma resenha de um livro ou filme pode-se utilizar o tempo verbal no passado para descrever a história que já aconteceu.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e os objetivos da atividade. Os alunos farão anotações e poderão tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Exploração dos tempos verbais

    Os alunos farão uma breve atividade para responder perguntas sobre como cada um dos quatro tempos verbais do passado são formados e quando eles são usados. Construa a atividade com exemplos de contextos cotidianos para facilitar a compreensão.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos. Cada grupo deverá criar um mapa de empatia para um personagem fictício, identificando seus pensamentos e sentimentos, o que ele escuta, fala e faz, o que ele vê, suas dores e seus ganhos. Os alunos devem escolher um contexto específico para a criação do personagem, como um candidato a uma vaga de emprego ou um viajante estrangeiro que precisa se comunicar em inglês.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir como os quatro tempos verbais do passado podem ser usados para contar a história do personagem criado.

  5. Etapa 5 - Prática de escrita persuasiva

    Os grupos utilizarão os quatro tempos verbais do passado para escrever uma carta de apresentação ou um pequeno texto persuasivo sobre o personagem criado. O objetivo é que os alunos utilizem os tempos verbais de forma adequada para construir uma narrativa persuasiva e convincente.

  6. Etapa 6 - Apresentação das produções

    Os grupos compartilharão suas produções com a turma. Dê feedbacks sobre o uso correto dos tempos verbais.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão final sobre a importância do uso correto dos tempos verbais do passado em diferentes contextos comunicativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar os quatro tempos verbais do passado de forma adequada.
  • Promover a criatividade e o pensamento crítico dos alunos para construção de suas produções persuasivas.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Reforçar a importância da aplicação dos conceitos aprendidos em situações concretas do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Compreensão correta dos conceitos trabalhados.
  • Utilização adequada dos quatro tempos verbais do passado nas produções escritas.
  • Criatividade e originalidade na criação do personagem e na construção da narrativa.
  • Coerência e coesão textual nas produções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Explorar os tempos verbais do passado com exemplos práticos e didáticos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na produção textual.
  • Dar feedbacks e avaliar as produções dos alunos.
  • Finalizar com uma reflexão sobre os conteúdos trabalhados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas, fazendo anotações e tirando dúvidas.
  • Criar um personagem fictício e elaborar um mapa de empatia.
  • Trabalhar em grupo e compartilhar suas ideias.
  • Escrever uma carta de apresentação ou um pequeno texto persuasivo utilizando os quatro tempos verbais do passado.
  • Participar da apresentação das produções e das reflexões finais da aula.