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Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre quatro tempos verbais do passado em inglês: past simple, past continuous, past perfect e past perfect continuous. Esses tempos são essenciais para expressar ações passadas de diferentes formas. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação. Isso significa que cada aluno irá criar um jogo em que esses tempos verbais serão fundamentais. O objetivo deste jogo será persuadir os outros alunos a jogar e se divertir, utilizando recursos verbais e não verbais adequados para a esfera publicitária. Assim, estarão não só aprendendo sobre gramática, mas também sobre persuasão e criatividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando os quatro tempos verbais do passado e explicando suas principais diferenças e usos. Em seguida, introduza a metodologia ativa da gamificação e explique como irá funcionar a dinâmica.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos de jogos que possam utilizar os quatro tempos verbais do passado, para que os alunos entendam como eles podem ser aplicados em um jogo.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 participantes e peça para que cada grupo crie seu próprio jogo utilizando os quatro tempos verbais do passado. Eles devem preencher os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Após criarem os registros de jogos, cada grupo deverá apresentar sua ideia para a turma. Os demais alunos devem prestar atenção tanto nas regras quanto na aplicação adequada dos tempos verbais do passado.

  5. Etapa 5 - Teste dos Jogos

    Os grupos deverão testar os jogos criados pelos outros grupos. Em seguida, deverão escrever feedbacks sobre os jogos, a fim de aprimorá-los.

  6. Etapa 6 - Revisão e reescrita

    Com base no feedback recebido dos colegas e do professor, os alunos deverão revisar e reescrever seus jogos, aprimorando a aplicação dos tempos verbais do passado e tornando-os mais persuasivos e engajadores.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre com uma reflexão sobre as habilidades desenvolvidas durante a criação dos jogos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades gramaticais relacionadas aos quatro tempos verbais do passado em inglês
  • Desenvolver habilidades de persuasão e criatividade na esfera publicitária
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta dos quatro tempos verbais do passado
  • Criatividade e persuasão na criação do jogo
  • Participação e colaboração no trabalho em equipe
  • Revisão e reescrita adequadas do jogo

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva os tempos verbais do passado
  • Orientar os alunos na criação do jogo
  • Dar feedback adequado para aprimorar os jogos criados pelos alunos
  • Estimular a criatividade e a comunicação dos alunos

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe
  • Criar um jogo utilizando os quatro tempos verbais do passado
  • Testar jogos criados pelos outros grupos
  • Revisar e reescrever seus jogos conforme o feedback recebido