Aula sobre Overview Past Tenses Visao Geral Tempos Verbais Passado
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre quatro tempos verbais do passado em inglês: past simple, past continuous, past perfect e past perfect continuous. Esses tempos são essenciais para expressar ações passadas de diferentes formas. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação. Isso significa que cada aluno irá criar um jogo em que esses tempos verbais serão fundamentais. O objetivo deste jogo será persuadir os outros alunos a jogar e se divertir, utilizando recursos verbais e não verbais adequados para a esfera publicitária. Assim, estarão não só aprendendo sobre gramática, mas também sobre persuasão e criatividade.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando os quatro tempos verbais do passado e explicando suas principais diferenças e usos. Em seguida, introduza a metodologia ativa da gamificação e explique como irá funcionar a dinâmica.Etapa 2 - Exemplos práticos
Apresente alguns exemplos de jogos que possam utilizar os quatro tempos verbais do passado, para que os alunos entendam como eles podem ser aplicados em um jogo.Etapa 3 - Criação do jogo
Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 participantes e peça para que cada grupo crie seu próprio jogo utilizando os quatro tempos verbais do passado. Eles devem preencher os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Após criarem os registros de jogos, cada grupo deverá apresentar sua ideia para a turma. Os demais alunos devem prestar atenção tanto nas regras quanto na aplicação adequada dos tempos verbais do passado.Etapa 5 - Teste dos Jogos
Os grupos deverão testar os jogos criados pelos outros grupos. Em seguida, deverão escrever feedbacks sobre os jogos, a fim de aprimorá-los.Etapa 6 - Revisão e reescrita
Com base no feedback recebido dos colegas e do professor, os alunos deverão revisar e reescrever seus jogos, aprimorando a aplicação dos tempos verbais do passado e tornando-os mais persuasivos e engajadores.Etapa 7 - Encerramento
Encerre com uma reflexão sobre as habilidades desenvolvidas durante a criação dos jogos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades gramaticais relacionadas aos quatro tempos verbais do passado em inglês
- Desenvolver habilidades de persuasão e criatividade na esfera publicitária
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação
Critérios de avaliação
- Aplicação correta dos quatro tempos verbais do passado
- Criatividade e persuasão na criação do jogo
- Participação e colaboração no trabalho em equipe
- Revisão e reescrita adequadas do jogo
Ações do professor
- Apresentar de forma clara e objetiva os tempos verbais do passado
- Orientar os alunos na criação do jogo
- Dar feedback adequado para aprimorar os jogos criados pelos alunos
- Estimular a criatividade e a comunicação dos alunos
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe
- Criar um jogo utilizando os quatro tempos verbais do passado
- Testar jogos criados pelos outros grupos
- Revisar e reescrever seus jogos conforme o feedback recebido