Aula sobre Overview Past Tenses Visao Geral Tempos Verbais Passado
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Esta atividade trabalhará a visão geral dos quatro tempos verbais do passado: Simple Past, Past Continuous, Past Perfect e Past Perfect Continuous. Esses quatro tempos são muito importantes para construir frases no passado e entender melhor as histórias. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida permitirá aos alunos desenvolver um mapa conceitual sobre o tema, o que ajudará a entender melhor a estrutura dos tempos verbais do passado. Para contextualizar, é possível falar sobre como os verbos no passado são utilizados em notícias e filmes, em que as histórias sempre se referem a eventos passados.
Etapa 1 - Introdução
Apresente aos alunos a visão geral dos quatro tempos verbais do passado: Simple Past, Past Continuous, Past Perfect e Past Perfect Continuous. Mostre também exemplos simples de frases em cada um desses tempos verbais.Etapa 2 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos, como notícias e histórias em quadrinhos, que contenham os quatro tempos verbais do passado. Os alunos deverão identificar em que tempo verbal as frases estão escritas.Etapa 3 - Sala de Aula Invertida
Peça aos alunos para pesquisarem mais sobre os quatro tempos verbais do passado e construir um mapa conceitual. O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Em grupos, os alunos deverão discutir sobre os mapas conceituais construídos e compartilhar suas descobertas. Auxilie em eventuais dúvidas ou conflitos.Etapa 5 - Atividade em grupo
Cada grupo deverá criar histórias em que deverão utilizar os quatro tempos verbais do passado.Etapa 6 - Apresentação das histórias
Cada grupo deverá apresentar a sua história para a turma. Dê feedback aos alunos sobre a construção dos tempos verbais.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final com a turma sobre o que foi aprendido. Os alunos deverão compartilhar suas impressões e pontos positivos e negativos na metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir frases no passado.
- Capacitar os alunos a identificar os quatro tempos verbais do passado.
- Promover a construção de conhecimento por meio de uma metodologia ativa.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de histórias com os quatro tempos verbais do passado.
Critérios de avaliação
- Capacidade de identificar os quatro tempos verbais do passado em frases.
- Clareza e consistência da construção de frases no passado.
- Qualidade dos mapas conceituais produzidos pelos alunos.
- Criatividade na criação de histórias com os quatro tempos verbais do passado.
Ações do professor
- Apresentar a visão geral dos quatro tempos verbais do passado e exemplos simples de frases em cada um desses tempos verbais.
- Auxiliar eventuais dúvidas ou conflitos durante as discussões em grupo.
- Apresentar exemplos práticos de notícias e histórias em quadrinhos que contenham os quatro tempos verbais do passado.
- Conduzir uma reflexão final com a turma sobre o que foi aprendido na atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os quatro tempos verbais do passado e construir um mapa conceitual em grupo.
- Discutir sobre os mapas conceituais construídos e compartilhar suas descobertas com o grupo.
- Criar histórias em que deverão utilizar os quatro tempos verbais do passado e apresentá-las para a turma.
- Compartilhar suas impressões e pontos positivos e negativos na metodologia utilizada durante a reflexão final com a turma.