Aula sobre Overview Past Tenses Visao Geral Tempos Verbais Passado

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Esta atividade trabalhará a visão geral dos quatro tempos verbais do passado: Simple Past, Past Continuous, Past Perfect e Past Perfect Continuous. Esses quatro tempos são muito importantes para construir frases no passado e entender melhor as histórias. Além disso, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida permitirá aos alunos desenvolver um mapa conceitual sobre o tema, o que ajudará a entender melhor a estrutura dos tempos verbais do passado. Para contextualizar, é possível falar sobre como os verbos no passado são utilizados em notícias e filmes, em que as histórias sempre se referem a eventos passados.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos a visão geral dos quatro tempos verbais do passado: Simple Past, Past Continuous, Past Perfect e Past Perfect Continuous. Mostre também exemplos simples de frases em cada um desses tempos verbais.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos, como notícias e histórias em quadrinhos, que contenham os quatro tempos verbais do passado. Os alunos deverão identificar em que tempo verbal as frases estão escritas.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Peça aos alunos para pesquisarem mais sobre os quatro tempos verbais do passado e construir um mapa conceitual. O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Em grupos, os alunos deverão discutir sobre os mapas conceituais construídos e compartilhar suas descobertas. Auxilie em eventuais dúvidas ou conflitos.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Cada grupo deverá criar histórias em que deverão utilizar os quatro tempos verbais do passado.

  6. Etapa 6 - Apresentação das histórias

    Cada grupo deverá apresentar a sua história para a turma. Dê feedback aos alunos sobre a construção dos tempos verbais.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final com a turma sobre o que foi aprendido. Os alunos deverão compartilhar suas impressões e pontos positivos e negativos na metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir frases no passado.
  • Capacitar os alunos a identificar os quatro tempos verbais do passado.
  • Promover a construção de conhecimento por meio de uma metodologia ativa.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de histórias com os quatro tempos verbais do passado.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar os quatro tempos verbais do passado em frases.
  • Clareza e consistência da construção de frases no passado.
  • Qualidade dos mapas conceituais produzidos pelos alunos.
  • Criatividade na criação de histórias com os quatro tempos verbais do passado.

Ações do professor

  • Apresentar a visão geral dos quatro tempos verbais do passado e exemplos simples de frases em cada um desses tempos verbais.
  • Auxiliar eventuais dúvidas ou conflitos durante as discussões em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos de notícias e histórias em quadrinhos que contenham os quatro tempos verbais do passado.
  • Conduzir uma reflexão final com a turma sobre o que foi aprendido na atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os quatro tempos verbais do passado e construir um mapa conceitual em grupo.
  • Discutir sobre os mapas conceituais construídos e compartilhar suas descobertas com o grupo.
  • Criar histórias em que deverão utilizar os quatro tempos verbais do passado e apresentá-las para a turma.
  • Compartilhar suas impressões e pontos positivos e negativos na metodologia utilizada durante a reflexão final com a turma.