Aula sobre Overview Past Tenses Visao Geral Tempos Verbais Presente

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nessa aula, vamos aprender sobre os 4 tempos verbais do presente em inglês: o Simple Present (Presente Simples), o Present Continuous (Presente Contínuo), o Present Perfect (Presente Perfeito) e o Present Perfect Continuous (Presente Perfeito Contínuo). Esses tempos verbais são muito importantes para nos comunicarmos em inglês, pois são usados para falar sobre coisas que estão acontecendo agora, hábitos, ações repetidas no presente e ações que começaram no passado e ainda são relevantes no presente.

Para tornar a aula mais dinâmica, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em criar um template de design sprint, com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Dessa forma, vamos aprender sobre os tempos verbais do presente de forma prática e divertida.


  1. Etapa 1 - Entender

    Comece a aula explicando aos alunos o que são os 4 tempos verbais do presente em inglês e suas diferenças. Dê exemplos de frases em cada tempo verbal e peça para que os alunos identifiquem em qual tempo verbal cada frase está. Depois, explique a metodologia Design Sprint e suas etapas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e peça para que cada grupo escreva no papel um exemplo de frase para cada um dos 4 tempos verbais do presente que acabaram de aprender. Em seguida, peça para que eles criem um esboço de um diálogo usando as frases e apresentem para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar seu diálogo e a turma deve decidir qual diálogo melhor utiliza os tempos verbais do presente de forma adequada. Converse com os alunos sobre as escolhas e a importância de utilizar os tempos verbais corretamente.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Agora é hora de transformar os diálogos em pequenas esquetes. Cada grupo deve escolher um diálogo e transformá-lo em uma esquete curta. Eles podem utilizar objetos, figurinos e cenários para deixar a apresentação mais interessante.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar sua esquete para a turma e os alunos devem avaliar a apresentação conforme os critérios de avaliação previamente combinados. Depois, haverá um momento para feedback e discussão dos acertos e erros na utilização dos tempos verbais do presente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de produção e compreensão do uso dos tempos verbais do presente em inglês.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos.
  • Estimular a prática da língua inglesa através da criação de diálogos e esquetes.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos tempos verbais do presente.
  • Criatividade na produção do diálogo e da esquete.
  • Participação e contribuição na atividade em grupo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os temas a serem abordados.
  • Auxiliar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Dar feedback construtivo aos alunos durante as apresentações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo, colaborando com todos os membros.
  • Apresentar de forma clara e objetiva as esquetes criadas.