Aula sobre Overview Past Tenses Visao Geral Tempos Verbais Presente

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre "Overview: 4 Present Tenses". No cotidiano dos estudantes, o presente é um tempo verbal muito utilizado em diversas situações, como em conversas com amigos, em tarefas de casa e em documentos oficiais. Através desta aula, os estudantes entenderão como utilizar corretamente os quatro tempos verbais do presente (Simple Present, Present Continuous, Present Perfect e Present Perfect Continuous) e terão a oportunidade de praticá-los em exemplos práticos. A metodologia utilizada será Ensino Híbrido, na qual os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Antes de começar a aula, os alunos serão convidados a criar um registro de aprendizagem em grupo com a metodologia de Ensino Híbrido. Eles irão preencher o campo de Check-in, no qual irão escrever seus conhecimentos prévios sobre os quatro tempos verbais do presente em inglês. Explique a importância da autoavaliação e identificação de seus conhecimentos prévios.

  2. Etapa 2 - Overview - 4 Present Tenses

    Introduza os quatro tempos verbais do presente (Simple Present, Present Continuous, Present Perfect e Present Perfect Continuous) com exemplos práticos e didáticos. Os alunos irão aprender sobre cada tempo verbal e em quais situações eles devem ser utilizados.

  3. Etapa 3 - Exemplos Práticos

    Oriente os estudantes para em casa praticarem os quatro tempos verbais do presente por exemplos práticos e exercícios. Eles deverão criar frases utilizando cada tempo verbal, identificando as diferenças entre eles.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Em sala, os estudantes devem ser divididos em grupos para discutir e apresentar os resultados de seus exercícios, compartilhando as frases criadas durante a etapa 3. Incentive a participação de todos os alunos na discussão e na apresentação.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out de seu registro de aprendizagem, no qual irão registrar os aprendizados obtidos durante a aula. Incentive os alunos a identificar suas áreas de maior aprendizado e as que precisam de mais atenção.

  6. Etapa 6 - Encerramento e Reflexão

    Forneça feedback para os alunos, reforçando os acertos e corrigindo as dificuldades encontradas durante a aula. Encerre a aula com uma reflexão coletiva sobre os aprendizados obtidos durante a aula e incentive os alunos a continuar a prática dos quatro tempos verbais do presente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar os quatro tempos verbais do presente em inglês.
  • Estimular a autoavaliação dos alunos em relação aos seus conhecimentos prévios sobre o tema.
  • Incentivar a participação dos alunos em atividades em grupo e em apresentações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar os recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos em inglês.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre seus próprios aprendizados e suas áreas de maior aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos quatro tempos verbais do presente em inglês.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.
  • Capacidade de apresentar e discutir os resultados obtidos durante a aula.
  • Utilização adequada de recursos verbais e não verbais na produção de textos em inglês.
  • Identificação clara dos aprendizados obtidos durante a aula e suas áreas de maior aprendizado.

Ações do professor

  • Explicar claramente as atividades e os objetivos da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo e nas apresentações.
  • Fornecer feedback para os alunos durante e após as atividades.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre seus próprios aprendizados e suas áreas de maior aprendizado.
  • Incentivar o desenvolvimento da habilidade dos alunos em utilizar os recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos em inglês.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo e das apresentações.
  • Utilizar corretamente os quatro tempos verbais do presente em inglês.
  • Identificar suas áreas de maior aprendizado e buscar aprimoramento.
  • Utilizar adequadamente os recursos verbais e não verbais na produção de textos em inglês.
  • Registrar seus aprendizados e reflexões durante a aula.