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Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, vamos aprender sobre os quatro tempos verbais do presente: Present Simple, Present Continuous, Present Perfect e Present Perfect Continuous. Esses tempos verbais são usados em diferentes contextos e situações, e são extremamente importantes para a comunicação em inglês. Este tema é muito importante no mundo atual em diferentes áreas, tais como turismo, negócios, tecnologia, entre outras. Além disso, temos exemplos de expressões em inglês no cotidiano dos estudantes, como músicas, filmes, séries, redes sociais, jogos, entre outros. A metodologia utilizada será a Gamificação, que consiste em aplicar elementos de jogos para motivar e envolver os alunos no processo de aprendizagem, tornando-o mais interativo e divertido.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique os objetivos da atividade. Em seguida, apresente a metodologia de Gamificação e explique como vai funcionar a criação do mapa de registro pelos alunos.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos quatro tempos verbais

    Apresente cada um dos quatro tempos verbais do presente, explicando suas características e exemplos de uso. É importante que os alunos entendam as diferenças entre eles e em que situações são utilizados.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos devem trabalhar em grupos e criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso. O mapa deve ser criado em inglês. O jogo, por sua vez, deve utilizar os quatro tempos verbais apresentados na aula em língua inglesa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de registro e explicar como funciona o jogo criado em inglês, utilizando os quatro tempos verbais. Os outros alunos devem prestar atenção e fazer perguntas sobre o jogo para entender melhor.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforce os objetivos da atividade e elogie o esforço dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar os quatro tempos verbais do presente em inglês
  • Desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos através da metodologia de gamificação
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em persuasão e convencimento através da criação do jogo em inglês

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos quatro tempos verbais do presente em inglês
  • Criatividade na elaboração do jogo
  • Coerência entre o objetivo, desafios, níveis e recompensas do jogo
  • Clareza na apresentação oral do mapa de registro
  • Participação e contribuição no trabalho em equipe

Ações do professor

  • Apresentar os objetivos da aula
  • Explicar a metodologia de Gamificação
  • Apresentar os quatro tempos verbais do presente em inglês
  • Orientar e monitorar a criação do mapa de registro
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas
  • Trabalhar em equipe para criar o mapa de registro e o jogo em inglês
  • Utilizar de forma adequada os quatro tempos verbais do presente em inglês
  • Apresentar o mapa de registro e o jogo criado em inglês de maneira clara e criativa
  • Participar ativamente das apresentações dos outros grupos e fazer perguntas relevantes