Aula sobre Overview Past Tenses Visao Geral Tempos Verbais Presente
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação
Apresente o tema "Overview: 4 Present Tenses" e explique brevemente a importância dos tempos verbais no processo de comunicação em inglês.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida os alunos em grupos e explique como funcionará a dinâmica da aula. Informe aos grupos onde deverão iniciar e comece a atividade.Estação 1 - Simple Present
Na estação 1, os alunos trabalharão com atividades relacionadas ao Simple Present, como completar frases com os verbos no tempo correto e criar frases afirmativas, negativas e interrogativas.
Estação 2 - Present Continuous
Na estação 2, os alunos trabalharão com atividades relacionadas ao Present Continuous. Eles terão que identificar o uso correto do tempo verbal em frases, criar frases afirmativas, negativas e interrogativas no tempo correto e responder perguntas em inglês.
Estação 3 - Present Perfect
Na estação 3, os alunos trabalharão com atividades relacionadas ao Present Perfect, como completar frases com os verbos no tempo correto, criar frases afirmativas, negativas e interrogativas e identificar o uso correto do tempo verbal em frases.
Etapa 3 - Atividade final em grupo
Na atividade final, os alunos deverão trabalhar em grupo para criar um diálogo em inglês utilizando os quatro tempos verbais estudados. Eles deverão apresentar o diálogo para a turma.Etapa 4 - Discussão em grupo
Conduza uma discussão em grupo sobre a importância dos quatro tempos verbais no processo de comunicação em inglês.Etapa 5 - Reforço
Reforce os conceitos abordados na aula e peça que os alunos comparem e contrastem os tempos verbais estudados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comunicar-se em inglês utilizando os quatro tempos verbais estudados;
- Incentivar a cooperação e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia de Rotação por estações;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos por meio da atividade final em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Correção gramatical e utilização adequada dos quatro tempos verbais estudados;
- Cooperação e colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância dos quatro tempos verbais no processo de comunicação em inglês;
- Supervisionar e orientar os alunos durante as atividades em grupo;
- Conduzir a discussão em grupo sobre os conceitos abordados na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Cooperar e colaborar com os colegas durante as atividades em grupo;
- Utilizar adequadamente os quatro tempos verbais estudados.