Aula sobre Overview Past Tenses Visao Geral Tempos Verbais Presente

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos falar sobre "Overview: 4 Present Tenses (Visão Geral: 4 Tempos Verbais do Presente)". Esses tempos verbais são muito utilizados na língua inglesa e são essenciais para a comunicação em diversas situações do cotidiano. Por exemplo, ao falar sobre rotinas, horários, eventos futuros e fatos que estão acontecendo agora. A metodologia que será utilizada nesta aula é a Rotação por estações, na qual os alunos terão a oportunidade de trabalhar em grupo em diferentes atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que cada estudante tenha a possibilidade de manipular o conteúdo e desenvolver suas habilidades comunicativas de forma lúdica e interativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema "Overview: 4 Present Tenses" e explique brevemente a importância dos tempos verbais no processo de comunicação em inglês.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida os alunos em grupos e explique como funcionará a dinâmica da aula. Informe aos grupos onde deverão iniciar e comece a atividade.

    Estação 1 - Simple Present

    Na estação 1, os alunos trabalharão com atividades relacionadas ao Simple Present, como completar frases com os verbos no tempo correto e criar frases afirmativas, negativas e interrogativas.

    Estação 2 - Present Continuous

    Na estação 2, os alunos trabalharão com atividades relacionadas ao Present Continuous. Eles terão que identificar o uso correto do tempo verbal em frases, criar frases afirmativas, negativas e interrogativas no tempo correto e responder perguntas em inglês.

    Estação 3 - Present Perfect

    Na estação 3, os alunos trabalharão com atividades relacionadas ao Present Perfect, como completar frases com os verbos no tempo correto, criar frases afirmativas, negativas e interrogativas e identificar o uso correto do tempo verbal em frases.


  3. Etapa 3 - Atividade final em grupo

    Na atividade final, os alunos deverão trabalhar em grupo para criar um diálogo em inglês utilizando os quatro tempos verbais estudados. Eles deverão apresentar o diálogo para a turma.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre a importância dos quatro tempos verbais no processo de comunicação em inglês.

  5. Etapa 5 - Reforço

    Reforce os conceitos abordados na aula e peça que os alunos comparem e contrastem os tempos verbais estudados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comunicar-se em inglês utilizando os quatro tempos verbais estudados;
  • Incentivar a cooperação e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia de Rotação por estações;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos por meio da atividade final em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Correção gramatical e utilização adequada dos quatro tempos verbais estudados;
  • Cooperação e colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos quatro tempos verbais no processo de comunicação em inglês;
  • Supervisionar e orientar os alunos durante as atividades em grupo;
  • Conduzir a discussão em grupo sobre os conceitos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Cooperar e colaborar com os colegas durante as atividades em grupo;
  • Utilizar adequadamente os quatro tempos verbais estudados.