Aula sobre Overview Past Tenses Visao Geral Tempos Verbais Presente

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os quatro tempos verbais do presente em inglês: Present Simple, Present Continuous, Present Perfect e Present Perfect Continuous. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão incentivados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua própria aprendizagem sobre o tema. Aprender sobre os tempos verbais do presente em inglês é fundamental para a comunicação eficaz na língua inglesa, sendo que cada tempo verbal apresenta suas próprias regras e usos específicos. Ao entender os quatro tempos verbais do presente, os alunos poderão se comunicar melhor e com mais precisão em situações do cotidiano, incluindo em contextos profissionais e acadêmicos.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie aos alunos um vídeo de introdução sobre os quatro tempos verbais do presente em inglês, a partir de uma plataforma online. O vídeo deve conter explicações claras e simples sobre o tema, bem como exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Aula expositiva

    Utilize a primeira parte da aula para revisar os quatro tempos verbais do presente, apresentando os conceitos e regras gramaticais de cada um.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Divida os alunos em grupos e forneça o modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Peça aos alunos que criem seus próprios templates, utilizando os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Os alunos devem utilizar o template para avaliar sua aprendizagem sobre os quatro tempos verbais do presente em inglês.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu template de Dinâmica dos 3 Qs e discutirá sobre seus pontos fortes e fracos. Guie a discussão, incentivando os alunos a refletir sobre o que aprenderam e como podem continuar melhorando seus conhecimentos sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos utilizarão os quatro tempos verbais do presente em uma atividade prática, realizando uma conversa em inglês em pequenos grupos. Eles devem se comunicar uns com os outros, aplicando os conceitos aprendidos sobre os diferentes tempos verbais.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma breve revisão dos quatro tempos verbais do presente em inglês e peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam no hoje. Encoraje os alunos a refletir sobre como podem aplicar seus conhecimentos em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comunicar-se em inglês utilizando os quatro tempos verbais do presente.
  • Estimular a reflexão e a autocrítica dos alunos sobre seu próprio processo de aprendizagem.
  • Promover a aprendizagem colaborativa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Habilidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos sobre os quatro tempos verbais do presente em inglês durante a atividade prática.
  • Qualidade da Dinâmica dos 3 Qs criada pelos alunos, avaliando se o template fornecido aborda aspectos relevantes e adequados para avaliar a aprendizagem sobre os tempos verbais do presente.
  • Participação ativa dos alunos durante a discussão em grupo e na atividade prática.

Ações do professor

  • Planejar e conduzir a aula utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Revisar os conceitos gramaticais dos quatro tempos verbais do presente em inglês.
  • Incentivar a reflexão e a autocrítica dos alunos sobre seu próprio processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo de introdução sobre os quatro tempos verbais do presente antes da aula.
  • Participar ativamente da criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Aplicar os conceitos aprendidos durante a atividade prática.