Aula sobre Paisagem Sonora

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A paisagem sonora é um conceito referente aos sons que ouvimos no ambiente em que estamos inseridos. É importante perceber que os sons fazem parte da nossa vida e que eles podem ser organizados de diferentes formas para criar uma composição sonora. Nesta aula, vamos explorar a paisagem sonora e aprender a ouvir os sons de forma mais atenta.

  1. Etapa 1 -

    Professor, apresente o tema: a paisagem sonora e sua importância na nossa vida.

  2. Etapa 2 -

    Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 -

    Oriente que cada grupo defina um problema relacionado à paisagem sonora que gostaria de resolver. Exemplo: "Como tornar a paisagem sonora da escola mais agradável?"

  4. Etapa 4 -

    Em seguida, compartilhe que cada grupo deverá pensar em diferentes soluções para o problema definido, como se fosse um projeto, pensando em cada etapa (iniciação, planejamento, execução, monitoramento, encerramento). Exemplo: "Plantar árvores para diminuir o barulho do trânsito", "Colocar caixas de som com músicas relaxantes nos corredores da escola".

  5. Etapa 5 -

    Após as apresentações, proponha que cada grupo escolha a melhor solução para o problema definido e elabore um cartaz com a apresentação do projeto.

  6. Etapa 6 -

    Oriente que cada grupo apresente seu projeto e o diário de bordo para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de análise e resolução de problemas;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Estimular a criatividade e a imaginação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo;
  • Qualidade da solução apresentada;
  • Clareza e organização na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a atividade;
  • Orientar os grupos na definição do problema e na geração de alternativas;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na atividade em grupo;
  • Definir um problema relacionado à paisagem sonora;
  • Pensar em diferentes soluções para o problema definido.