Aula sobre Paisagem Sonora

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A paisagem sonora é um conceito que se refere a todos os sons que podem ser ouvidos em um determinado ambiente. É importante que os alunos aprendam a ouvir e identificar os diferentes sons que compõem a paisagem sonora, pois isso pode ajudá-los a entender melhor o mundo ao seu redor e a apreciar a música de forma mais consciente.

  1. Etapa 1 -

    Professor, o ensino híbrido começa antes mesmo da sala de aula. Então, oriente que, em casa, os alunos fechem os olhos e ouçam os sons ao seu redor. Em seguida, peça que pesquisem o conceito de paisagem sonora. Na sala, oriente que compartilhem o que ouviram e o que compreenderam sobre o tema.

  2. Etapa 2 -

    A partir do que os alunos compartilharem sobre o conceito de paisagem sonora, explique como ela é composta por diferentes sons. Pode utilizar exemplos de paisagens sonoras de diferentes ambientes, como uma praia, uma cidade ou uma floresta.

  3. Etapa 3 -

    Divida a turma em grupos e leve-a para o pátio da escola ou para uma área próxima para que os alunos identifiquem e registrem diferentes sons que compõem a paisagem sonora do ambiente.

  4. Etapa 4 -

    De volta à sala de aula, oriente que os alunos compartilhem os sons que identificaram e analisá-los em conjunto. O professor pode guiar a discussão, perguntando sobre a origem dos sons, sua intensidade, duração e frequência.

  5. Etapa 5 -

    Desafie os alunos a criarem uma paisagem sonora utilizando objetos que estão disponíveis na sala de aula. Oriente-os a pensar sobre a combinação de diferentes sons e como eles podem criar uma atmosfera específica.

  6. Etapa 6 -

    Peça para que os alunos compartilhem suas composições de paisagem sonora com a turma e discutir como os diferentes sons foram combinados para criar uma atmosfera específica.

  7. Etapa 7 -

    Oriente que os alunos criem um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar o que aprenderam sobre paisagem sonora e seus subtópicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes sons que compõem a paisagem sonora;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na composição de paisagens sonoras;.
  • Promover a conscientização sobre a importância da audição e da apreciação consciente da música.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos sons que compõem a paisagem sonora;
  • Análise detalhada dos sons identificados;
  • Criatividade na composição da paisagem sonora;
  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Registro completo e organizado no template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de paisagem sonora e seus subtópicos;
  • Orientar os alunos na identificação e análise dos sons;
  • Estimular a criatividade na composição da paisagem sonora;
  • Guiar as discussões em grupo;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Identificar e registrar os diferentes sons que compõem a paisagem sonora;
  • Analisar os sons identificados em grupo;
  • Compor uma paisagem sonora utilizando objetos disponíveis na sala de aula;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Registrar o que aprenderam no template de registro de aprendizagem.