Aula sobre Paisagem Sonora

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A paisagem sonora é um conceito que se refere aos sons que compõem o ambiente em que vivemos. É importante que os alunos aprendam a ouvir e identificar os diferentes sons que compõem a paisagem sonora, bem como a importância de cada um deles. Através dessa atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

  1. Etapa 1 -

    Professor, apresente o conceito de paisagem sonora e explique a importância de aprender a ouvir e identificar os diferentes sons que compõem o ambiente em que vivemos.

  2. Etapa 2 -

    Compartilhe a proposta de estudo de caso, em que os alunos irão analisar a paisagem sonora de um ambiente específico, como uma praça, um parque ou uma rua movimentada, durante determinado período. Os alunos deverão identificar os diferentes sons que compõem a paisagem sonora desse ambiente e anotá-los em um template de infográfico.

  3. Etapa 3 -

    Organize a turma em grupos para discutir as diferentes paisagens sonoras que foram analisadas e comparar os resultados obtidos por cada um.

  4. Etapa 4 -

    Oriente que cada grupo apresente os resultados da sua análise para a turma, utilizando o template de infográfico preenchido.

  5. Etapa 5 -

    Professor, avalie como os estudantes compartilham suas ideias e se a análise feita condiz com o conceito de paisagem sonora.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais;
  • Contextualizar os estilos musicais no tempo e no espaço;
  • Aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante a atividade;
  • Compreensão do conceito de paisagem sonora;
  • Capacidade de identificar e contextualizar diferentes estilos musicais.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de paisagem sonora;
  • Orientar os alunos durante o estudo de caso;
  • Apresentar diferentes estilos musicais.

Ações do aluno

  • Analisar a paisagem sonora de um ambiente específico;
  • Identificar os diferentes sons que compõem a paisagem sonora;
  • Criar uma paisagem sonora utilizando diferentes sons e estilos musicais.