Aula sobre Paisagem Sonora

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A paisagem sonora é um conceito que se refere aos sons que compõem o ambiente em que vivemos. Esses sons podem ser naturais ou produzidos pelo homem, e sua análise pode nos ajudar a compreender melhor a cultura e a sociedade em que vivemos. Na aula de Arte, o objetivo é que os alunos aprendam a ouvir e analisar a paisagem sonora, identificando os diferentes sons que a compõem e refletindo sobre o seu significado.

Plano de Aula - Sala de Aula Invertida:


  1. Etapa 1 - Preparação

    Professor, na metodologia “Sala de Aula Invertida”, os alunos precisam ter acesso a um repertório prévio para poderem estudar e, no momento da aula, compartilhar o que aprenderam. Para isso, sugerimos que você selecione alguns exemplos de paisagens sonoras, como uma praça movimentada, uma floresta ou uma estação de trem, e compartilhe com aturma junto a um material que conceitue a temática.Etapa 2 - Introdução:

    Na sala de aula, proponha um momento de compartilhamento em voz alta para que os alunos apresentem o conceito de paisagem sonora e expliquem como ela pode ser analisada e quais são os exemplos mais presentes no cotidiano.


  2. Etapa 2 - Discussão

    Relembre a turma dos exemplos de paisagens sonoras compartilhados previamente e, com os alunos organizados em grupos, proponha que troquem e compartilhem as suas impressões sobre elas. Instigue a reflexão sobre o significado dos sons e as conexões que eles podem ter com a cultura e a sociedade em que vivem.

  3. Etapa 3 - Criação

    Ainda em grupos, oriente que os alunos criem a sua própria paisagem sonora, utilizando objetos e instrumentos disponíveis na sala de aula e gravando com o microfone de um celular. Proponha um momento de apresentação dessas produções.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Ao final da atividade, entregue à turma o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", pedindo para que avaliem a sua própria atividade e a dos colegas. Utilize essas avaliações para identificar as dificuldades e os pontos fortes dos alunos e ajustar a sua prática pedagógica.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre a aula, proponha uma reflexão sobre a importância da análise da paisagem sonora e incentivando os alunos a continuar a ouvir e refletir sobre os sons que compõem o ambiente em que vivem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes sons que compõem a paisagem sonora;
  • Incentivar a reflexão sobre o significado dos sons e a sua relação com a cultura e a sociedade;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma paisagem sonora própria.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos diferentes sons que compõem a paisagem sonora;
  • Reflexão sobre o significado dos sons e a sua relação com a cultura e a sociedade;
  • Criatividade na criação de uma paisagem sonora própria.

Ações do professor

  • Selecionar exemplos de paisagens sonoras para os alunos analisarem;
  • Mediar a discussão em grupo sobre as paisagens sonoras;
  • Utilizar as avaliações dos alunos para ajustar a sua prática pedagógica.

Ações do aluno

  • Ouvir atentamente os exemplos de paisagens sonoras selecionados pelo professor.
  • Fazer anotações sobre os diferentes sons que ouvem e tentar identificar o que eles representam.
  • Criar a sua própria paisagem sonora, utilizando objetos e instrumentos disponíveis na sala de aula.