Aula sobre Paisagem Sonora
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A paisagem sonora é um conceito que se refere aos sons que compõem o ambiente em que vivemos. Esses sons podem ser naturais ou produzidos pelo homem, e sua análise pode nos ajudar a compreender melhor a cultura e a sociedade em que vivemos. Na aula de Arte, o objetivo é que os alunos aprendam a ouvir e analisar a paisagem sonora, identificando os diferentes sons que a compõem e refletindo sobre o seu significado.
Plano de Aula - Sala de Aula Invertida:
Etapa 1 - Preparação
Professor, na metodologia “Sala de Aula Invertida”, os alunos precisam ter acesso a um repertório prévio para poderem estudar e, no momento da aula, compartilhar o que aprenderam. Para isso, sugerimos que você selecione alguns exemplos de paisagens sonoras, como uma praça movimentada, uma floresta ou uma estação de trem, e compartilhe com aturma junto a um material que conceitue a temática.Etapa 2 - Introdução:Na sala de aula, proponha um momento de compartilhamento em voz alta para que os alunos apresentem o conceito de paisagem sonora e expliquem como ela pode ser analisada e quais são os exemplos mais presentes no cotidiano.
Etapa 2 - Discussão
Relembre a turma dos exemplos de paisagens sonoras compartilhados previamente e, com os alunos organizados em grupos, proponha que troquem e compartilhem as suas impressões sobre elas. Instigue a reflexão sobre o significado dos sons e as conexões que eles podem ter com a cultura e a sociedade em que vivem.Etapa 3 - Criação
Ainda em grupos, oriente que os alunos criem a sua própria paisagem sonora, utilizando objetos e instrumentos disponíveis na sala de aula e gravando com o microfone de um celular. Proponha um momento de apresentação dessas produções.Etapa 4 - Avaliação
Ao final da atividade, entregue à turma o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", pedindo para que avaliem a sua própria atividade e a dos colegas. Utilize essas avaliações para identificar as dificuldades e os pontos fortes dos alunos e ajustar a sua prática pedagógica.Etapa 5 - Conclusão
Encerre a aula, proponha uma reflexão sobre a importância da análise da paisagem sonora e incentivando os alunos a continuar a ouvir e refletir sobre os sons que compõem o ambiente em que vivem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes sons que compõem a paisagem sonora;
- Incentivar a reflexão sobre o significado dos sons e a sua relação com a cultura e a sociedade;
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma paisagem sonora própria.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos diferentes sons que compõem a paisagem sonora;
- Reflexão sobre o significado dos sons e a sua relação com a cultura e a sociedade;
- Criatividade na criação de uma paisagem sonora própria.
Ações do professor
- Selecionar exemplos de paisagens sonoras para os alunos analisarem;
- Mediar a discussão em grupo sobre as paisagens sonoras;
- Utilizar as avaliações dos alunos para ajustar a sua prática pedagógica.
Ações do aluno
- Ouvir atentamente os exemplos de paisagens sonoras selecionados pelo professor.
- Fazer anotações sobre os diferentes sons que ouvem e tentar identificar o que eles representam.
- Criar a sua própria paisagem sonora, utilizando objetos e instrumentos disponíveis na sala de aula.