Paisagens

Nessa aula de Arte, você vai acompanhar um vídeo que mostra paisagens de São Paulo e do Rio de Janeiro, só que totalmente vazias. Vamos refletir? Acompanhe o vídeo!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Aprecie as imagens e selecione a alternativa que apresenta as temáticas desenvolvidas pelos fotógrafos:

    A) Paisagem urbana e paisagem marítima.

    B) Paisagem rural e paisagem marítima.

    C) Paisagem rural e paisagem de floresta.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    Nesta aula, será explorado o tema _paisagens_ na arte. As paisagens são um tema muito comum na arte, e podemos encontrá-las em diversos lugares, como em pinturas, fotografias, desenhos e até mesmo em filmes. A paisagem é a representação de um espaço natural, como uma floresta, uma praia, uma montanha, entre outros. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de criar soluções inovadoras em um curto espaço de tempo. Os alunos irão criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Design Thinking:

    Nesta aula de Arte, será trabalhado o tema _paisagens_, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. As paisagens estão presentes em nosso cotidiano, seja na cidade ou no campo, e são uma fonte de inspiração para muitos artistas. Serão analisados os elementos constitutivos das paisagens, como as formas, as cores, as linhas e os espaços, e como eles podem ser representados nas artes visuais. A metodologia Design Thinking nos ajudará a entender como as pessoas pensam e se sentem em relação às paisagens, e como podemos criar soluções criativas para representá-las.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    A _paisagem_ é um tema muito presente no cotidiano dos estudantes, seja na cidade ou no campo. É possível observar diferentes tipos de paisagens, como a urbana, a rural, a natural, entre outras. Nesta aula, os alunos irão explorar as paisagens através da análise dos elementos constitutivos das artes visuais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as paisagens e seus elementos.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A aula sobre _paisagens_ é uma oportunidade para os alunos desenvolverem a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas. A paisagem é um tema muito presente na arte, seja em pinturas, fotografias ou outras formas de expressão. É possível encontrar paisagens em diversos lugares, como parques, praias, montanhas, cidades, entre outros. Nesta aula, os alunos serão desafiados a analisar diferentes paisagens e a criar um template de avaliação por rubrica para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. A metodologia utilizada será o _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), que permitirá aos alunos desenvolverem habilidades de argumentação, pensamento crítico e colaboração.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    Nesta aula, será explorado o tema _paisagens_ na arte. As paisagens são representações visuais de um ambiente natural ou urbano, e podem ser encontradas em diversas formas de arte, como pinturas, fotografias e desenhos. Será utilizada a metodologia ativa R_otação por estações_, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, será trabalhado o tema _paisagens_ na disciplina de Arte. As paisagens são elementos presentes em nosso cotidiano e podem ser encontradas em diversas formas, como fotografias, pinturas, desenhos, entre outras. A metodologia utilizada será a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos terão acesso a um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_ e _Que tal_, para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: