Paisagens
Nessa aula de Arte, você vai acompanhar um vídeo que mostra paisagens de São Paulo e do Rio de Janeiro, só que totalmente vazias. Vamos refletir? Acompanhe o vídeo!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Aprecie as imagens e selecione a alternativa que apresenta as temáticas desenvolvidas pelos fotógrafos:
Atividade completaA)
Paisagem urbana e paisagem marítima.B) Paisagem rural e paisagem marítima.
C) Paisagem rural e paisagem de floresta.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Sprint:
Nesta aula, será explorado o tema _paisagens_ na arte. As paisagens são um tema muito comum na arte, e podemos encontrá-las em diversos lugares, como em pinturas, fotografias, desenhos e até mesmo em filmes. A paisagem é a representação de um espaço natural, como uma floresta, uma praia, uma montanha, entre outros. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de criar soluções inovadoras em um curto espaço de tempo. Os alunos irão criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa4. Design Thinking:
Nesta aula de Arte, será trabalhado o tema _paisagens_, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. As paisagens estão presentes em nosso cotidiano, seja na cidade ou no campo, e são uma fonte de inspiração para muitos artistas. Serão analisados os elementos constitutivos das paisagens, como as formas, as cores, as linhas e os espaços, e como eles podem ser representados nas artes visuais. A metodologia Design Thinking nos ajudará a entender como as pessoas pensam e se sentem em relação às paisagens, e como podemos criar soluções criativas para representá-las.Atividade completa5. Gamificação:
A _paisagem_ é um tema muito presente no cotidiano dos estudantes, seja na cidade ou no campo. É possível observar diferentes tipos de paisagens, como a urbana, a rural, a natural, entre outras. Nesta aula, os alunos irão explorar as paisagens através da análise dos elementos constitutivos das artes visuais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as paisagens e seus elementos.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A aula sobre _paisagens_ é uma oportunidade para os alunos desenvolverem a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas. A paisagem é um tema muito presente na arte, seja em pinturas, fotografias ou outras formas de expressão. É possível encontrar paisagens em diversos lugares, como parques, praias, montanhas, cidades, entre outros. Nesta aula, os alunos serão desafiados a analisar diferentes paisagens e a criar um template de avaliação por rubrica para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. A metodologia utilizada será o _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), que permitirá aos alunos desenvolverem habilidades de argumentação, pensamento crítico e colaboração.Atividade completa7. Rotação por estações:
Nesta aula, será explorado o tema _paisagens_ na arte. As paisagens são representações visuais de um ambiente natural ou urbano, e podem ser encontradas em diversas formas de arte, como pinturas, fotografias e desenhos. Será utilizada a metodologia ativa R_otação por estações_, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
Nesta aula, será trabalhado o tema _paisagens_ na disciplina de Arte. As paisagens são elementos presentes em nosso cotidiano e podem ser encontradas em diversas formas, como fotografias, pinturas, desenhos, entre outras. A metodologia utilizada será a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos terão acesso a um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_ e _Que tal_, para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: