Aula sobre Paisagens Do Campo E Da Cidade

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula sobre "Paisagens do campo e da cidade" é importante para que os alunos possam compreender a diferença entre as paisagens urbanas e rurais, bem como as transformações que ocorrem nesses espaços ao longo do tempo. É fundamental que os estudantes compreendam como as atividades humanas influenciam na modificação dessas paisagens e como isso pode afetar a qualidade de vida das pessoas que vivem nesses lugares. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução sobre o tema, contextualizando-o e apresentando exemplos práticos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos irão pesquisar sobre as diferenças entre as paisagens urbanas e rurais e como elas são modificadas ao longo do tempo. Em seguida, irão discutir em grupo sobre as principais transformações que ocorrem nesses espaços e como elas podem afetar a qualidade de vida das pessoas que vivem nesses lugares.

  3. Etapa 3 - Formulação de hipóteses

    Com base nas discussões realizadas na etapa anterior, os grupos irão formular hipóteses sobre as causas e consequências das transformações nas paisagens urbanas e rurais. Oriente o registro das hipóteses.

  4. Etapa 4 - Busca por informações

    Os grupos irão pesquisar sobre as causas e consequências das transformações nas paisagens urbanas e rurais, buscando informações em livros, revistas, jornais e sites confiáveis. Oriente a pesquisa e incentive os estudantes.

  5. Etapa 5 - Análise das informações

    Com base nas informações coletadas, os grupos irão analisar as hipóteses formuladas na etapa anterior e discutir se elas foram confirmadas ou refutadas.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Os grupos irão sintetizar as informações coletadas e apresentar suas conclusões para a turma, utilizando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar a atividade utilizando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs e entregar ao professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise e síntese de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade das hipóteses formuladas.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas.
  • Qualidade da síntese apresentada.
  • Utilização adequada do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Fazer uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar a tarefa a ser realizada.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Orientar os alunos durante a atividade.
  • Avaliar a atividade e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Formular hipóteses sobre as causas e consequências das transformações nas paisagens urbanas e rurais.
  • Buscar informações em livros, revistas, jornais e sites confiáveis.
  • Analisar as informações coletadas e discutir em grupo.
  • Sintetizar as informações e apresentar suas conclusões para a turma.