Aula sobre Paisagens Do Campo E Da Cidade

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Geografia é uma disciplina que estuda a relação entre o homem e o espaço em que ele vive. Nessa aula, vamos trabalhar com o tema "Paisagens do campo e da cidade", que permite aos alunos comparar as diferenças entre esses dois ambientes e entender como eles se modificam ao longo do tempo. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Paisagens do campo e da cidade" e explicando a importância de estudá-lo. Em seguida, faça uma roda de conversa para discutir com os alunos o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do diário de bordo

    Os grupos ião criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus tópicos. Oriente os alunos na elaboração do diário ao longo das etapas e estimule a criatividade dos alunos.

  3. Etapa 3 - Comparação entre paisagens do campo e da cidade

    Os alunos, em grupos, receberão imagens de paisagens do campo e da cidade. Eles irão comparar as imagens e identificar as diferenças entre esses dois ambientes. Oriente os alunos a observarem elementos como construções, vegetação, infraestrutura, entre outros.

  4. Etapa 4 - Identificação de problemas

    Os alunos, ainda em grupos, irão identificar problemas que afetam as paisagens do campo e da cidade. Oriente os estudantes a pensarem em questões como poluição, desmatamento, urbanização desordenada, entre outros.

  5. Etapa 5 - Geração de alternativas

    Os grupos irão pensar em alternativas para solucionar os problemas identificados na etapa anterior. Oriente os estudantes a pensarem em soluções viáveis e que possam ser aplicadas na realidade.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar suas soluções para os problemas identificados. Estimule a participação de todos os alunos e promova um debate sobre as soluções apresentadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação da aula e dos diários de bordo produzidos pelos grupos. Destaque os pontos positivos e negativos e incentive os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade de identificar problemas e pensar em soluções viáveis.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelos grupos.
  • Capacidade de identificar problemas e pensar em soluções viáveis.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na elaboração do diário de bordo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Promover o debate sobre as soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Comparar as diferenças entre as paisagens do campo e da cidade.
  • Identificar problemas que afetam as paisagens do campo e da cidade.
  • Pensar em soluções viáveis para os problemas identificados.