Aula sobre Paisagens Do Campo E Da Cidade

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A aula sobre "Paisagens do campo e da cidade" procura desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre os espaços urbanos e rurais e como essas paisagens foram modificadas ao longo do tempo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Essa ferramenta permitirá que os alunos expressem suas opiniões sobre a atividade e o tema em discussão.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a diferença entre o campo e a cidade e como esses espaços foram modificados ao longo do tempo. Em seguida, apresente exemplos de paisagens do campo e da cidade e como elas mudaram ao longo dos anos, utilizando imagens e vídeos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e entregue os materiais necessários para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Cada grupo deverá discutir e registrar suas opiniões sobre as paisagens do campo e da cidade, levando em consideração as mudanças ocorridas ao longo do tempo.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo apresentará seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs e explicará suas opiniões sobre as paisagens do campo e da cidade. Utilize um quadro ou cartaz para que os alunos possam colar seus trabalhos e visualizá-los.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Divida a turma em grupos e entregue materiais para que os alunos possam criar uma maquete de uma paisagem do campo ou da cidade, utilizando materiais recicláveis e/ou disponíveis na sala de aula. Cada grupo deverá criar uma paisagem que represente as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Um painel com fotos também pode ser realizado nesta etapa

  5. Etapa 5 - Apresentação das maquetes ou painel

    Cada grupo apresentará sua maquete e/ou painel e explicará as mudanças que ocorreram na paisagem ao longo do tempo. Utilize um quadro ou cartaz para que os alunos possam colar suas maquetes e visualizá-las.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Faça uma discussão final sobre as diferenças entre as paisagens do campo e da cidade e como elas foram modificadas ao longo do tempo. Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para expressar suas opiniões sobre a atividade e o tema em discussão.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os pontos principais discutidos durante a atividade e incentivando os alunos a continuarem observando as paisagens do campo e da cidade em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação de maquetes.
  • Incentivar a expressão de opiniões e a reflexão sobre as paisagens do campo e da cidade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Criatividade e qualidade da maquete criada pelos alunos.

Ações do professor

  • Conduzir a aula de forma participativa e colaborativa.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação das maquetes.
  • Incentivar a reflexão e a expressão de opiniões sobre as paisagens do campo e da cidade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com opiniões sobre as paisagens do campo e da cidade.
  • Criar uma maquete representando as mudanças ocorridas na paisagem ao longo do tempo.