Aula sobre Paisagens Do Campo E Da Cidade
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A aula sobre "Paisagens do campo e da cidade" procura desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre os espaços urbanos e rurais e como essas paisagens foram modificadas ao longo do tempo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Essa ferramenta permitirá que os alunos expressem suas opiniões sobre a atividade e o tema em discussão.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a diferença entre o campo e a cidade e como esses espaços foram modificados ao longo do tempo. Em seguida, apresente exemplos de paisagens do campo e da cidade e como elas mudaram ao longo dos anos, utilizando imagens e vídeos.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos e entregue os materiais necessários para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Cada grupo deverá discutir e registrar suas opiniões sobre as paisagens do campo e da cidade, levando em consideração as mudanças ocorridas ao longo do tempo.Etapa 3 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo apresentará seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs e explicará suas opiniões sobre as paisagens do campo e da cidade. Utilize um quadro ou cartaz para que os alunos possam colar seus trabalhos e visualizá-los.Etapa 4 - Atividade prática
Divida a turma em grupos e entregue materiais para que os alunos possam criar uma maquete de uma paisagem do campo ou da cidade, utilizando materiais recicláveis e/ou disponíveis na sala de aula. Cada grupo deverá criar uma paisagem que represente as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Um painel com fotos também pode ser realizado nesta etapaEtapa 5 - Apresentação das maquetes ou painel
Cada grupo apresentará sua maquete e/ou painel e explicará as mudanças que ocorreram na paisagem ao longo do tempo. Utilize um quadro ou cartaz para que os alunos possam colar suas maquetes e visualizá-las.Etapa 6 - Discussão final
Faça uma discussão final sobre as diferenças entre as paisagens do campo e da cidade e como elas foram modificadas ao longo do tempo. Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para expressar suas opiniões sobre a atividade e o tema em discussão.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os pontos principais discutidos durante a atividade e incentivando os alunos a continuarem observando as paisagens do campo e da cidade em seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação de maquetes.
- Incentivar a expressão de opiniões e a reflexão sobre as paisagens do campo e da cidade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Criatividade e qualidade da maquete criada pelos alunos.
Ações do professor
- Conduzir a aula de forma participativa e colaborativa.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação das maquetes.
- Incentivar a reflexão e a expressão de opiniões sobre as paisagens do campo e da cidade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com opiniões sobre as paisagens do campo e da cidade.
- Criar uma maquete representando as mudanças ocorridas na paisagem ao longo do tempo.