Aula sobre Paisagens Do Campo E Da Cidade

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A aula de hoje tem como tema "Paisagens do campo e da cidade". Essa é uma temática muito importante, pois nos permite entender as diferenças entre as paisagens rurais e urbanas, assim como as mudanças que ocorrem ao longo do tempo. Para tornar a aula mais interessante e participativa, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, utilizaremos exemplos práticos e didáticos que possam apoiar o professor e os estudantes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Paisagens do campo e da cidade", explicando suas diferenças e semelhanças. Em seguida, pergunte aos alunos o que eles já sabem sobre o assunto e explique a construção do modelo de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Atividade 1 - Check-in

    Os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. O objetivo dessa atividade é que os alunos registrem suas aprendizagens e conhecimentos prévios sobre o tema. Peça aos alunos para registrarem o que sabem sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Atividade 2 - Comparação entre paisagens

    Apresente imagens de paisagens rurais e urbanas, mostrando as diferenças entre elas. Em seguida, os alunos irão trabalhar em grupos, comparando e discutindo as diferenças entre essas paisagens. Oriente e ajude os alunos durante a atividade.

  4. Etapa 4 - Atividade 3 - Mudanças nas paisagens

    Apresente imagens de paisagens rurais e urbanas em diferentes épocas, mostrando as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Os alunos irão trabalhar em grupos, comparando e discutindo as mudanças nessas paisagens. Oriente e ajude os alunos durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Atividade 4 - Check-out

    Os alunos irão registrar em seus modelos de registro de aprendizagem o que aprenderam durante a aula e as dúvidas que ainda possuem sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, destacando os principais pontos abordados e respondendo às dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Registro correto das informações no modelo de registro de aprendizagem.
  • Entendimento das diferenças entre paisagens rurais e urbanas.
  • Compreensão das mudanças que ocorrem nas paisagens ao longo do tempo.
  • Participação na discussão e na síntese final da aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as diferenças entre as paisagens rurais e urbanas.
  • Orientar e ajudar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Fazer uma síntese da aula no final, destacando os principais pontos abordados e respondendo às dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Comparar e discutir as diferenças entre paisagens rurais e urbanas em grupos.
  • Comparar e discutir as mudanças nas paisagens em diferentes épocas em grupos.
  • Registrar corretamente as informações no modelo de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente na discussão e na síntese final da aula.