Aula sobre Paisagens Do Campo E Da Cidade

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "Paisagens do campo e da cidade" é importante para que os alunos possam compreender as diferenças entre as paisagens rurais e urbanas, bem como as suas características e transformações ao longo do tempo. Essa temática é relevante para que os estudantes possam entender como as atividades humanas interferem no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.

  1. Etapa 1 - - Antes da aula

    Organize um material de estudo e disponibilize previamente para os alunos.Eles irão responder a um questionário online para verificar o conhecimento prévio sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Verificação da aprendizagem

    Apresente o tema e faça uma roda de conversa sobre as paisagens. Explore a pesquisa realizada em casa nessa conversa e tire as dúvidas dos estudantes.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em sala

    Os alunos serão divididos em grupos e terão como tarefa pesquisar sobre as principais atividades econômicas, culturais e sociais das áreas rurais e urbanas. Eles irão utilizar as fontes disponíveis de pesquisa. Oriente os alunos sobre as fontes confiáveis e como realizar uma pesquisa eficiente.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresentará as informações coletadas em uma apresentação para a sala.Organize o tempo e formato das apresentações. Incentive a participação de todos, fazendo perguntas e buscando esclarecer as dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Eles irão avaliar a atividade realizada utilizando o modelo criado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, destacando as principais diferenças entre as paisagens do campo e da cidade, bem como as atividades econômicas, culturais e sociais que caracterizam cada uma delas. Faça uma reflexão sobre as transformações dessas paisagens ao longo do tempo e como elas afetam a qualidade de vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para incentivar a participação e o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na roda de conversa.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Criatividade e clareza na apresentação multimídia.
  • Utilização adequada do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Reflexão sobre as transformações das paisagens do campo e da cidade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre as fontes confiáveis para pesquisa.
  • Estimular a participação e o diálogo entre os alunos.
  • Fazer perguntas que possam ajudar na compreensão do tema.
  • Avaliar a atividade utilizando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma síntese da aula e destacar os principais pontos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa.
  • Realizar a pesquisa de forma eficiente e utilizando fontes confiáveis.
  • Criar uma apresentação multimídia criativa e clara.
  • Utilizar adequadamente o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar da reflexão sobre as transformações das paisagens do campo e da cidade.