Aula sobre Paisagens

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, será explorado o tema _paisagens_ na arte. As paisagens são um tema muito comum na arte, e podemos encontrá-las em diversos lugares, como em pinturas, fotografias, desenhos e até mesmo em filmes. A paisagem é a representação de um espaço natural, como uma floresta, uma praia, uma montanha, entre outros. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de criar soluções inovadoras em um curto espaço de tempo. Os alunos irão criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o tema e explique o que é uma paisagem na arte. Em seguida, peça que os alunos pesquisem imagens de paisagens e selecionem uma que mais gostem. O objetivo é que os alunos entendam o tema e comecem a se familiarizar com as paisagens na arte.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Peça que os alunos desenhem a paisagem selecionada anteriormente em seus cadernos, utilizando lápis de cor ou giz pastel. O objetivo é que os alunos pratiquem suas habilidades de desenho e observação.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher uma técnica para representar a paisagem, como pintura, colagem ou desenho digital. O objetivo é que os alunos decidam qual técnica usar para representar a paisagem.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar uma representação da paisagem escolhida utilizando a técnica escolhida anteriormente. O objetivo é que os alunos pratiquem a técnica escolhida e criem uma representação da paisagem. Auxilie-os nesse processo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar suas representações da paisagem para a turma e discutir as escolhas feitas durante o processo. O objetivo é que os alunos compartilhem suas criações e aprendam uns com os outros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento, etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos constitutivos das artes visuais na representação da paisagem.
  • Criatividade e originalidade na escolha da técnica e na representação da paisagem.
  • Participação ativa nas discussões em grupo e na apresentação final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o que é uma paisagem na arte.
  • Orientar os alunos na escolha da técnica para representar a paisagem.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos durante todo o processo.

Ações do aluno

  • Pesquisar imagens de paisagens e selecionar uma que mais gostaram.
  • Desenhar a paisagem selecionada em seus cadernos, utilizando lápis de cor ou giz pastel.
  • Escolher uma técnica para representar a paisagem.
  • Criar uma representação da paisagem utilizando a técnica escolhida.
  • Apresentar suas representações da paisagem para a turma e discutir as escolhas feitas durante o processo.