Aula sobre Paisagens

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula de Arte, será trabalhado o tema _paisagens_, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. As paisagens estão presentes em nosso cotidiano, seja na cidade ou no campo, e são uma fonte de inspiração para muitos artistas. Serão analisados os elementos constitutivos das paisagens, como as formas, as cores, as linhas e os espaços, e como eles podem ser representados nas artes visuais. A metodologia Design Thinking nos ajudará a entender como as pessoas pensam e se sentem em relação às paisagens, e como podemos criar soluções criativas para representá-las.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique como ele será trabalhado na aula. Incentive os alunos a compartilhar suas experiências com paisagens e como elas os fazem sentir.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Entregue aos alunos um mapa de empatia, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão pensar em uma pessoa que goste de paisagens e preencher cada um dos campos com base em suas observações e experiências.

  3. Etapa 3 - Análise dos elementos constitutivos

    Apresente os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, cor, tom, escala, dimensão, espaço e movimento. Os alunos irão analisar as paisagens presentes no mapa de empatia e identificar os elementos constitutivos presentes nelas.

  4. Etapa 4 - Criação de paisagens

    Peça que os alunos criem suas próprias paisagens utilizando os elementos constitutivos analisados na etapa anterior. Eles poderão utilizar diferentes materiais, como lápis de cor, tinta, papel e tesoura, para criar suas obras de arte.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras

    Os alunos irão apresentar suas obras para a turma e explicar como utilizaram os elementos constitutivos para representar as paisagens. Conduza uma discussão sobre as diferentes formas de representar as paisagens e como elas podem ser interpretadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre o processo

    Estimule uma reflexão sobre o processo de criação das obras dos alunos e como a metodologia Design Thinking os ajudou a entender melhor as paisagens e as pessoas que gostam delas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando os principais conceitos trabalhados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos por meio da criação de obras de arte.
  • Desenvolver a empatia e a compreensão das pessoas em relação às paisagens e como elas podem ser representadas nas artes visuais.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos constitutivos das artes visuais na criação das obras de arte.
  • Originalidade e criatividade na representação das paisagens.
  • Capacidade de explicar e justificar as escolhas feitas na criação das obras de arte.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como ele será trabalhado na aula.
  • Conduzir a criação do mapa de empatia e a análise dos elementos constitutivos das paisagens.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos na criação das obras de arte.
  • Conduzir a apresentação das obras e a discussão sobre as diferentes formas de representar as paisagens.
  • Encerrar a aula e reforçar os principais conceitos trabalhados.

Ações do aluno

  • Compartilhar suas experiências com paisagens e como elas os fazem sentir.
  • Criar um mapa de empatia e preencher cada um dos campos com base em suas observações e experiências.
  • Utilizar os elementos constitutivos das artes visuais na criação de suas obras de arte.
  • Apresentar suas obras para a turma e explicar como utilizaram os elementos constitutivos para representar as paisagens.
  • Refletir sobre o processo de criação de suas obras e como a metodologia Design Thinking os ajudou a entender melhor as paisagens e as pessoas que gostam delas.