Aula sobre Paisagens
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A _paisagem_ é um tema muito presente no cotidiano dos estudantes, seja na cidade ou no campo. É possível observar diferentes tipos de paisagens, como a urbana, a rural, a natural, entre outras. Nesta aula, os alunos irão explorar as paisagens através da análise dos elementos constitutivos das artes visuais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as paisagens e seus elementos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância da análise dos elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.Etapa 2 - Exploração das paisagens
Apresente aos alunos diferentes tipos de paisagens em imagens ou fotos e peça que eles identifiquem os elementos constitutivos presentes em cada uma delas, como ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço e movimento.Etapa 3 - Criação do jogo
Divida os alunos em grupos e peça que criem um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. As perguntas devem abordar os elementos constitutivos das artes visuais presentes nas paisagens e as afirmações devem ser verdades ou mentiras sobre o tema.Etapa 4 - Teste do jogo
Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre a jogabilidade e a qualidade das perguntas e afirmações. Estimule a participação dos alunos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Incentive uma discussão em grupo sobre as paisagens observadas e os elementos constitutivos presentes em cada uma delas, utilizando as perguntas e afirmações do jogo como guia.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo e destacar os principais elementos constitutivos presentes nas paisagens analisadas.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a importância da análise dos elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos alunos.
- Identificação correta dos elementos constitutivos presentes nas paisagens analisadas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da análise dos elementos constitutivos das artes visuais.
- Orientar os alunos na criação do jogo e no teste dos jogos criados pelos outros grupos.
- Conduzir a reflexão final sobre a importância da análise dos elementos constitutivos das artes visuais.
Ações do aluno
- Observar diferentes tipos de paisagens e identificar os elementos constitutivos presentes em cada uma delas.
- Criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.
- Discutir em grupo sobre as paisagens observadas e os elementos constitutivos presentes em cada uma delas.