Aula sobre Paisagens

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre _paisagens_ é uma oportunidade para os alunos desenvolverem a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas. A paisagem é um tema muito presente na arte, seja em pinturas, fotografias ou outras formas de expressão. É possível encontrar paisagens em diversos lugares, como parques, praias, montanhas, cidades, entre outros. Nesta aula, os alunos serão desafiados a analisar diferentes paisagens e a criar um template de avaliação por rubrica para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. A metodologia utilizada será o _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), que permitirá aos alunos desenvolverem habilidades de argumentação, pensamento crítico e colaboração.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e sua importância na arte. Em seguida, apresenta exemplos de paisagens em diferentes formas de expressão artística, como pinturas, fotografias e desenhos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos e peça que discutam sobre as paisagens apresentadas. Cada grupo deve escolher uma paisagem para analisar e discutir os elementos constitutivos presentes nela, como ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço e movimento.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Peça que cada grupo crie um template de avaliação por rubrica contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do template e forneça exemplos de critérios.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Os grupos apresentam suas análises e templates de avaliação por rubrica para a turma. Em seguida, inicia-se o debate crítico, no qual os alunos argumentam sobre as análises e avaliações apresentadas pelos outros grupos. Ao final, preenchem os templates.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual

    Peça que os alunos façam uma reflexão individual sobre a aula, destacando o que aprenderam e o que poderiam ter feito de diferente.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na aula, levando em consideração a participação, a colaboração e a qualidade das análises e avaliações apresentadas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    É interessante deixar uma tarefa de casa relacionada ao tema, como a análise de uma paisagem presente em sua cidade ou a criação de uma paisagem utilizando técnicas de desenho ou pintura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade da análise e avaliação da paisagem escolhida pelo grupo.
  • Qualidade da argumentação apresentada pelos alunos durante o debate crítico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e exemplos práticos sobre o assunto.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as discussões em grupo e o debate crítico.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na aula.
  • Deixar uma tarefa de casa relacionada ao tema (opcional).

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.
  • Argumentar sobre as análises e avaliações apresentadas pelos outros grupos durante o debate crítico.
  • Fazer uma reflexão individual sobre a aula.
  • Realizar a tarefa de casa (opcional).