Aula sobre Paisagens

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, será explorado o tema _paisagens_ na arte. As paisagens são representações visuais de um ambiente natural ou urbano, e podem ser encontradas em diversas formas de arte, como pinturas, fotografias e desenhos. Será utilizada a metodologia ativa R_otação por estações_, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e explicando a metodologia que será utilizada. Em seguida, apresente exemplos de paisagens em diferentes formas de arte, como pinturas, fotografias e desenhos. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Análise de pinturas

    O primeiro grupo deve analisar pinturas de paisagens e identificar os elementos constitutivos das artes visuais presentes nelas, como ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço e movimento. Forneça uma lista de perguntas para orientar a análise, como "Qual é a cor predominante na pintura?" e "Como o artista criou a sensação de profundidade?"

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Fotografia de paisagens

    O segundo grupo deve analisar fotografias de paisagens e identificar os elementos constitutivos das artes visuais presentes nelas, como ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço e movimento. Forneça uma lista de perguntas para orientar a análise, como "Qual é o ponto de fuga da fotografia?" e "Como a luz afeta a sensação de profundidade?"

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Desenho de paisagens

    O terceiro grupo deve criar desenhos de paisagens, utilizando os elementos constitutivos das artes visuais identificados nas pinturas e fotografias analisadas anteriormente. Forneça materiais como lápis, papel e borracha, e oriente os alunos a utilizar as técnicas aprendidas nas estações anteriores.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deve apresentar seus trabalhos para a turma, explicando como utilizaram os elementos constitutivos das artes visuais para criar suas paisagens. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e comentários sobre os trabalhos apresentados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma breve reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos devem ser incentivados a expressar suas opiniões sobre a atividade e a importância da análise dos elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de paisagens utilizando os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa _Rotação por estações_.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos constitutivos das artes visuais nas pinturas e fotografias analisadas.
  • Utilização adequada dos elementos constitutivos das artes visuais na criação dos desenhos de paisagens.
  • Participação ativa dos alunos na aula e nas apresentações dos trabalhos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Fazer uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada ao final da aula.

Ações do aluno

  • Identificar os elementos constitutivos das artes visuais nas pinturas e fotografias analisadas.
  • Utilizar os elementos constitutivos das artes visuais na criação dos desenhos de paisagens.
  • Participar ativamente da aula e das apresentações dos trabalhos.
  • Fazer perguntas e expressar opiniões sobre o tema.
  • Refletir sobre a importância da análise dos elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.