Aula sobre Paisagens

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, será trabalhado o tema _paisagens_ na disciplina de Arte. As paisagens são elementos presentes em nosso cotidiano e podem ser encontradas em diversas formas, como fotografias, pinturas, desenhos, entre outras. A metodologia utilizada será a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos terão acesso a um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_ e _Que tal_, para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de analisar os elementos constitutivos das artes visuais. Mostre um vídeo sobre o assunto e os alunos serão incentivados a fazer anotações.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos terão acesso a um vídeo explicativo sobre a Dinâmica dos 3 Qs e receberão um template para preencher com as suas avaliações sobre a atividade.

  3. Etapa 3 - Análise dos elementos constitutivos

    Apresente os elementos constitutivos das artes visuais e explique como eles podem ser utilizados na análise de uma paisagem. Mostre exemplos de obras de arte que utilizam esses elementos.

  4. Etapa 4 - Observação de paisagens

    Divida os alunos em grupos e entregue imagens de paisagens para observação. Eles deverão analisar os elementos constitutivos presentes nas imagens e preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Criação de uma paisagem

    Cada grupo irá criar uma paisagem utilizando os elementos constitutivos estudados. Eles deverão apresentar a sua criação para a turma e preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as avaliações feitas no template da Dinâmica dos 3 Qs e apresentar as suas conclusões sobre o tema. Auxilie-os nesse processo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância da análise dos elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma paisagem.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Utilização correta dos elementos constitutivos das artes visuais na criação da paisagem.
  • Qualidade das avaliações feitas no template da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da análise dos elementos constitutivos das artes visuais.
  • Orientar os alunos na utilização correta dos elementos constitutivos na criação da paisagem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Observar e analisar as imagens de paisagens apresentadas.
  • Criar uma paisagem utilizando os elementos constitutivos estudados.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.