Aula sobre Pampas Ou Campos Sulinos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os Pampas, também conhecidos como Campos Sulinos, são um bioma presente em grande parte da região Sul do Brasil, além de partes do Uruguai e da Argentina. É um ecossistema caracterizado por grandes extensões de campos abertos, com vegetação rasteira e clima temperado. Os Pampas são importantes para a economia da região, pois são utilizados para a criação de gado e produção de grãos.

Nesta aula os alunos irão aprender sobre as características dos Pampas e como as mudanças climáticas e a ação humana podem afetar esse ecossistema. Além disso, irão utilizar a metodologia Design Sprint para desenvolver soluções criativas para os problemas enfrentados pelos Pampas.


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e as características dos Pampas.

  2. Etapa 2 - Divisão a turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Eles irão pesquisar sobre a fauna e flora presentes no bioma, além de sua importância econômica.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo criará um mapa mental sobre o que foi pesquisado, identificando as principais informações e conceitos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão escolher um problema enfrentado pelos Pampas, como a desertificação ou a perda da biodiversidade, e irão discutir possíveis soluções com ações práticas.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo criará um protótipo de solução para o problema escolhido. Pode ser uma campanha de conscientização, um projeto de reflorestamento, entre outras possibilidades.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma e receber feedback dos colegas. Oriente seus alunos sobre como avaliar as soluções propostas e como aprimorá-las.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma síntese da aula, reforçando os principais pontos abordados e destacando como as mudanças climáticas e a ação humana podem afetar esse ecossistema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar os impactos das mudanças climáticas e da ação humana em um ecossistema.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca por soluções para problemas ambientais.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa mental e do protótipo criados pelos grupos.
  • Capacidade de avaliar e dar feedback sobre as soluções propostas pelos colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre as características dos Pampas e como a ação humana pode afetar esse ecossistema.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos durante a atividade.
  • Avaliar e dar feedback sobre as soluções propostas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a fauna e flora presentes nos Pampas.
  • Criar um mapa mental sobre as informações pesquisadas.
  • Propor soluções criativas para os problemas enfrentados pelos Pampas.
  • Criar um protótipo de solução para o problema escolhido.
  • Avaliar e dar feedback sobre as soluções propostas pelos colegas.