Aula sobre Pampas Ou Campos Sulinos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os Pampas ou Campos Sulinos são um bioma presente no sul do Brasil, Uruguai e Argentina, caracterizado por grandes extensões de campos abertos com gramíneas e arbustos. Este bioma é importante para a economia da região, pois é utilizado para a criação de gado e produção de grãos. No entanto, a atividade humana pode afetar negativamente a biodiversidade e o equilíbrio ecológico do bioma. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, no qual os alunos poderão entender melhor as necessidades e desafios do bioma e suas espécies.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o bioma dos Pampas ou Campos Sulinos. Os alunos irão pesquisar em livros, textos ou sites sobre o tema e compartilhar suas descobertas com a turma.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as consequências, as necessidades e desafios do bioma e suas espécies, focando nas questões de desertificação e a perda da biodiversidade.

  3. Etapa 3 - Análise do Mapa de Empatia

    Os alunos irão compartilhar suas descobertas com a turma e discutir os desafios e necessidades do bioma e suas espécies.

  4. Etapa 4 - Impactos da atividade humana

    O professor irá apresentar os impactos da atividade humana no bioma dos Pampas ou Campos Sulinos. Os alunos irão discutir como esses impactos afetam o bioma e suas espécies.

  5. Etapa 5 - Soluções para os desafios

    Os alunos irão trabalhar em grupos de 4 a 5 pessoas para criar soluções para os desafios identificados no mapa de empatia. Eles irão apresentar suas soluções para a turma.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os grupos irão debater as soluções apresentadas e discutir como elas podem ser aplicadas na prática.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá resumir os principais pontos da aula e reforçar a importância de preservar o bioma dos Pampas ou Campos Sulinos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para os desafios do bioma dos Pampas ou Campos Sulinos.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Criatividade e viabilidade das soluções propostas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o bioma dos Pampas ou Campos Sulinos.
  • Estimular a pesquisa e a troca de informações entre os alunos.
  • Orientar e acompanhar os grupos na criação das soluções para os desafios identificados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e compartilhar suas descobertas com a turma.
  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desafios do bioma e suas espécies.
  • Trabalhar em grupo para criar soluções para os desafios identificados.